Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD lança a Radeon VII, primeira GPU de 7nm feita para o público gamer

Por| 07 de Fevereiro de 2019 às 23h00

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD anunciou nesta quinta-feira (7) o lançamento mundial da Radeon VII, a primeira GPU do mundo voltada para PC gamers fabricada em 7nm. Com ela, o foco da AMD é oferecer uma experiência melhorada em títulos AAA, realidade virtual e renderização 3D e de vídeos.

A proeza foi possível porque a Radeon VII é baseada na GPU Vega 20, que foi fabricada em 7nm pela TSCM, em vez do antigo chip Vega 10 utilizado nas RX Vega 56 e 64, fabricadas pela GlobalFoundries em processo de 14nm. Mas, na prática, o que isso significa?

Para começar, a nova placa de vídeo oferece 16 GB de memória HMB2 com largura de banda de até 1 TB/s e interface de 4.096 bits. Para efeito de comparação, é o dobro do oferecido pela já poderosa RX Vega 64.

Além disso, a Radeon VII oferece suporte a frequências maiores. As 60 unidades computacionais operam num clock base de 1.400 MHz, podendo chegar a até 1.750 MHz em boost. Na RX Vega 64, esses valores eram de 1.247 MHz e 1.546 MHz.

Continua após a publicidade

Tanto poder de fogo, diz a AMD, faz com que a Radeon VII seja capaz de rodar com folga gráficos Full HD com HDR ativado, ultrawide 1440p e Ultra HD 4K. Em testes comparativos feitos pela fabricante, a nova GPU apresentou desempenho 45% superior em relação à RX Vega 64 rodando Battlefield V e até 42% em relação a Strange Brigade. Em testes de benchmark o incremento é ainda maior, alcançando resultados até 62% melhores no LuxMark.

O problema é que esses números não surpreenderam tanto veículos internacionais, já que puseram as mãos na nova GPU e constataram que ela não cumpre a promessa da AMD de superar a GeForce RTX 2080. O Ars Technica, por exemplo, foi categórico e afirmou que a Radeon VII ficou atrás da concorrente em praticamente todos os testes, mesmo que a margem tenha sido muito pequena.

Por exemplo, rodando Shadow of the Tomb Raider, a placa da AMD cravou uma média de 39 quadros por segundo rodando em 4K, enquanto a RTX 2080 marcou 44 fps. A diferença emHitman 2rodando em 4K foi maior: a Radeon VII teve média de 48,5 quadros por segundo, enquanto a concorrente ficou na casa dos 57,9 FPS.

Continua após a publicidade

O AnandTech, por sua vez, elogiou o trabalho da AMD em trazer um chip de 7nm originalmente pensado para aplicações profissionais para o segmento gamer. A aposta valeu a pena e o veículo constatou que a nova placa é 24% mais rápida que sua antecessora rodando em 1440p.

A pedra no sapato chamada RTX 2080, porém, voltou a ofuscar todo o brilhantismo da ideia. No comparativo com ela, a Radeon VII foi até 6% mais lenta, só se sobressaindo em dois jogos: Far Cry 5 e Battlefield 1.

Continua após a publicidade

Não resta dúvidas de que a diferença de desempenho é mínima e talvez nem incomode os menos exigentes. Mas o que pega mesmo é que a Radeon VII chegou às lojas custando exatamente o mesmo valor que a GeForce RTX 2080: US$ 699.

Resta esperar para ver se o lançamento de novos drivers e a otimização de jogos para a nova GPU vai deixá-la mais redondinha, ou se a AMD reduzirá seu preço em algum momento próximo. Caso nada disso aconteça, o modelo concorrente será mais atraente para quem estiver antenado nisso.

Com informações do Ars Technica e do AnandTech