AMD encerra suporte para placas das séries Radeon HD 5000 e HD 6000

Por Redação | 27 de Novembro de 2015 às 08h39

A AMD, uma das principais fabricantes de placas de vídeo do mundo, resolveu encerrar o suporte para produtos das linhas Radeon HD 6000 e HD 5000. A medida vem na rabeira do lançamento dos novos drivers Crimson e serve para aposentar de vez alguns modelos de placa de vídeo já obsoletos.

“Estes produtos foram movidos para um modelo de suporte legado e nenhum lançamento adicional de drivers está nos planos”, informa um comunicado divulgado pela empresa. “Esta mudança nos credencia a dedicar valorosos recursos de engenharia no desenvolvimento de novas características e aprimoramentos para os produtos gráficos baseados na Arquitetura GCN”.

Com o encerramento do suporte, placas de vídeos de ambas as séries deixam de receber atualizações e otimizações oficiais por parte da companhia. A medida vale desde a última terça-feira (24), mas a AMD informa que a versão Beta do novo AMD Radeon Software Crimson Edition é compatível com alguns dos modelos que tiveram o suporte encerrado.

Além disso, ainda é possível baixar as versões mais recentes dos drivers para as linhas HD 5000 e HD 6000 — Catalyst 15.7.1, compatível com Windows 7, 8/8.1 e 10, e Catalyst 13.12 para usuários de outras versões do sistema operacional da Microsoft. O download pode ser feito na página oficial da AMD.

A companhia ainda recomenda aos gamers que considerem a opção de atualizar o hardware de sua máquina com uma placa de vídeo mais moderna.

Fonte: AMD

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.