AMD confirma nova geração de GPU para o segundo trimestre

Por Redação | 07 de Maio de 2015 às 13h35

Durante a análise financeira da AMD, a CEO da companhia Lisa Su confirmou que a próxima geração de GPUs para desktop da AMD será lançada em algum momento durante o segundo trimestre deste ano. Detalhes sobre o desempenho dos novos produtos da empresa americana também foram divulgados.

As próximas placas gráficas Radeon serão as primeiras a utilizar a memória de alta largura de banda (HBM), o que permitirá melhores taxas de desempenho, sendo três vezes superior ao utilizado atualmente pela GDDR5. Este padrão de memória também oferece um aumento na economia de energia que pode chegar a 50% em relação ao GDDR5. O HBM irá permitir que a AMD consiga oferecer um melhor desempenho em 4K e VR.

AMD GPU

Também será possível que a empresa experimente novas GPUs, economizando espaços por produzir cartões de memória menores, colocando-os no mesmo pacote da GPU. A AMD também insinuou que poderá utilizar o HBM em outros produtos. De acordo com Mark Papermaster, CTO da AMD, a empresa está "trabalhando no HBM por 7 anos".

Será interessante notar como a nova tecnologia usada pela AMD se comportará perante seus principais concorrentes, como a Nvidia, quando se trata de 4K e VR. A última atualização na geração de placas gráficas da AMD aconteceu em 2013, tornando o próximo lançamento ainda mais importante.

Lisa Su também anunciou uma nova linha gráfica para notebooks, a M300. Fabricantes como Alienware, Dell, HP, Lenovo e Toshiba começarão a lançar laptops como as novas GPUs em breve. Su não revelou muitas características sobre o desempenho e construção da série M300, no entanto, é possível saber que o chip terá melhor desempenho e eficiência no gerenciamento de energia.

AMD GPU

Fonte: IGN e PC World

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.