AMD anuncia placa de vídeo com GPU dupla e foco em desenvolvedores

Por Redação | 15 de Março de 2016 às 13h30

Entusiastas de PCs de alta performance, case modders e profissionais do desenvolvimento de jogos e artes visuais podem, em breve, terem uma nova placa de vídeo para chamar de sua. A AMD anunciou nesta terça-feira (15) a Radeon Pro Duo, componente que traz uma dupla de GPUs e promete 16TFLOPS de performance.

Rodando com arquitetura Fiji, a mesma presente em toda a geração de placas de vídeo recentes da marca, a placa não é voltada para o usuário comum. Se a capacidade alta dela já não era uma indicação disso, o preço pode ser um fator inibidor – US$ 1.499 em seu lançamento nos Estados Unidos, cerca de R$ 5,5 mil.

O total de TFLOPS, entretanto, é a única informação técnica que a AMD divulgou até agora sobre a Radeon Pro Duo. A fabricante também afirmou que o produto é resfriado à água e traz as mesmas melhorias em termos de eficiência energética e gerenciamento de calor que todos os outros produtos da família Fiji, o que deve significar economia e um desempenho melhor para os usuários.

Entretanto, já há quem aponte que, sob um determinado ponto de vista, a Radeon Pro Duo chega a ser inferior à Fury X, atualmente a placa mais poderosa da AMD. Enquanto a primeira conta com 16 TFLOPS divididos entre as duas GPUs, a segunda, com um único núcleo, oferece uma performance de 8,6 TFLOPS, indicando que a companhia pode ter feito um downclock nos componentes originais em busca da citada eficiência energética, sem muita perda de processamento.

De acordo com a AMD, a placa já vem preparada para os trabalhos com sistemas de realidade virtual por conta de seu sistema Liquid VR, que vai utilizar cada uma das GPUs para processar, de forma individual, o que é visto por cada um dos olhos do usuário. É por isso que a Radeon Pro Duo é mais indicada a desenvolvedores, facilitando o trabalho de processamento e testes com a tecnologia.

Fonte: Extreme Tech