AMD admite problema de consumo excessivo de Radeon RX 480 "em certos casos"

Por Redação | 04 de Julho de 2016 às 10h59
photo_camera http://gameaxis.com/wp-content/uploads/2016/06/RadeonRX480.p

As recentes análises da placa de vídeo Radeon RX 480, da AMD, mostraram que ela se trata de um produto que oferece boa performance pelo seu preço. No entanto, alguns sites, como o Tom's Hardware e o PC Perspective, notaram que a placa de referência está puxando mais energia da placa-mãe do que o recomendado pela trilha de 12 volts (V) do PCI Express.

De acordo com as especificações do slot PCI Express, a conexão de 12V não deve puxar mais que 5,5 ampères (A) de eletricidade, mas a placa de referência do RX 480, usada nos testes, estava consumindo 7A. Se feito overclock, o valor chegava a 8,3A.

Segundo o PC Perspective, isso não afeta os componentes da placa-mãe, mas pinos e conectores de modelos mais econômicos podem sofrer danos com o tempo devido à alta amperagem, principalmente das placas de vídeos com overclock.

Sobre o assunto, a AMD afirmou: "Como vocês sabem, nós ajustamos continuamente nossa GPU para maximizar a performance dentro do consumo de energia e a velocidade da interface de memória, que, no caso, é de 8 Gigabits por segundo usando GDDR5, algo sem precedentes".

"Recentemente, identificamos casos isolados em que o ajuste de algumas placas RX 480 não é o ideal. Felizmente, podemos ajustar isso via software para resolver o problema. Já estamos testando um driver que conserta isso e providenciaremos uma atualização para nossa comunidade nesta terça-feira (5)", diz o comunicado.

Sendo assim, será necessário aguardar para ver se as placas RX 480 das fabricantes para o consumidor também terão esses problemas. De todo jeito, o problema pode ser evitado usando o cabo de energia de oito pinos ou um par de seis pinos. Vamos aguardar o que a AMD vai dizer nesta terça-feira.

Com informações de The Tech Reporter