Publicidade

ADATA XPG exibe memória RAM que atinge mais de 8.000 MHz de velocidade

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Outubro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Reprodução/ADATA
Reprodução/ADATA

Com o lançamento da 12ª geração de processadores da Intel se aproximando, diversas fabricantes de memórias já começaram a exibir os primeiros módulos no novo protocolo DDR5. Um dos benefícios prometidos pela novidade é a altíssima velocidade das transferências, que pode chegar a dobrar as taxas que o atual protocolo DDR4 é capaz de entregar.

A XPG, divisão de games da ADATA, foi a mais nova companhia a mostrar as capacidades dos módulos DDR5 em testes de overclocking realizados internamente, que indicaram uma enorme margem para o procedimento nas memórias da próxima geração. Além disso, planos para o lançamento de módulos ainda mais velozes foram confirmados.

XPG exibe RAM rodando a mais de 8.000 MHz

Continua após a publicidade

Em comunicado enviado à imprensa, a XPG revelou que a equipe do XPG Overclocking Lab (XOCL) conseguiu "bater recordes" ao levar um kit DDR5 a impressionantes 8.118 MHz. As memórias utilizadas contam com velocidade padrão de 4.800 MHz, e suportam tecnologia XMP que realiza overclocking automático, mas chegam a apenas 6.800 MHz neste cenário.

Em uma segunda tentativa, os engenheiros conseguiram levar os componentes a 8.104 MHz, velocidade menor, mas não menos impressionante. A empresa divulgou ainda prints do programa CPU-Z comprovando os feitos e revelando mais alguns detalhes das configurações utilizadas — entre os destaques, a 8.118 MHz foi possível manter a latência CAS em CL50, enquanto a 8.104 MHz o atraso aumentou para CL52.

Outra boa notícia está no consumo, mantido entre 1,2 V e 1,6 V mesmo com o aumento substancial das velocidades. Trata-se do mesmo consumo médio das memórias DDR4, limitadas a taxas de transferência muito mais baixas.

Continua após a publicidade

Ainda assim, o fato de a XPG tratar o feito como "um novo recorde" é curioso, já que a companhia confirmou que pretende lançar kits DDR5 com velocidades mais altas, chegando aos 12.600 MHz. Mais detalhes serão divulgados ainda neste mês, quando a fabricante anunciar oficialmente os primeiros módulos da nova geração para consumidores.

Processadores Intel Alder Lake serão os primeiros compatíveis

As memórias DDR5 farão sua estreia neste mês junto à 12ª geração de processadores Intel Alder Lake, prometendo altas velocidades de transferência por padrão. As CPUs, também esperadas para serem lançadas em outubro, serão as primeiras compatíveis com o novo protocolo de RAM, através das placas Z690.

Continua após a publicidade

Os chips tirarão proveito dos módulos da nova geração, bem como do também estreante barramento PCI-E 5.0, para oferecer novos patamares de velocidade. Outro trunfo da família Alder Lake é a arquitetura híbrida, com núcleos P-Core de alto desempenho e E-Core de baixo consumo, algo até então inédito nos desktops.

Fonte: WCCFTech, NotebookCheck