ADATA XPG exibe memória RAM que atinge mais de 8.000 MHz de velocidade

ADATA XPG exibe memória RAM que atinge mais de 8.000 MHz de velocidade

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 11 de Outubro de 2021 às 11h30
Reprodução/ADATA

Com o lançamento da 12ª geração de processadores da Intel se aproximando, diversas fabricantes de memórias já começaram a exibir os primeiros módulos no novo protocolo DDR5. Um dos benefícios prometidos pela novidade é a altíssima velocidade das transferências, que pode chegar a dobrar as taxas que o atual protocolo DDR4 é capaz de entregar.

A XPG, divisão de games da ADATA, foi a mais nova companhia a mostrar as capacidades dos módulos DDR5 em testes de overclocking realizados internamente, que indicaram uma enorme margem para o procedimento nas memórias da próxima geração. Além disso, planos para o lançamento de módulos ainda mais velozes foram confirmados.

XPG exibe RAM rodando a mais de 8.000 MHz

Em comunicado enviado à imprensa, a XPG revelou que a equipe do XPG Overclocking Lab (XOCL) conseguiu "bater recordes" ao levar um kit DDR5 a impressionantes 8.118 MHz. As memórias utilizadas contam com velocidade padrão de 4.800 MHz, e suportam tecnologia XMP que realiza overclocking automático, mas chegam a apenas 6.800 MHz neste cenário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em uma segunda tentativa, os engenheiros conseguiram levar os componentes a 8.104 MHz, velocidade menor, mas não menos impressionante. A empresa divulgou ainda prints do programa CPU-Z comprovando os feitos e revelando mais alguns detalhes das configurações utilizadas — entre os destaques, a 8.118 MHz foi possível manter a latência CAS em CL50, enquanto a 8.104 MHz o atraso aumentou para CL52.

Outra boa notícia está no consumo, mantido entre 1,2 V e 1,6 V mesmo com o aumento substancial das velocidades. Trata-se do mesmo consumo médio das memórias DDR4, limitadas a taxas de transferência muito mais baixas.

A XPG já confirmou planos de lançar kits DDR5 com velocidade de 12.600 MHz (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Ainda assim, o fato de a XPG tratar o feito como "um novo recorde" é curioso, já que a companhia confirmou que pretende lançar kits DDR5 com velocidades mais altas, chegando aos 12.600 MHz. Mais detalhes serão divulgados ainda neste mês, quando a fabricante anunciar oficialmente os primeiros módulos da nova geração para consumidores.

Processadores Intel Alder Lake serão os primeiros compatíveis

As memórias DDR5 farão sua estreia neste mês junto à 12ª geração de processadores Intel Alder Lake, prometendo altas velocidades de transferência por padrão. As CPUs, também esperadas para serem lançadas em outubro, serão as primeiras compatíveis com o novo protocolo de RAM, através das placas Z690.

Além das memórias DDR5, a 12ª geração Intel Alder Lake estreará barramento PCI-E 5.0 e uma nova arquitetura híbrida (Imagem: Reprodução/Intel)

Os chips tirarão proveito dos módulos da nova geração, bem como do também estreante barramento PCI-E 5.0, para oferecer novos patamares de velocidade. Outro trunfo da família Alder Lake é a arquitetura híbrida, com núcleos P-Core de alto desempenho e E-Core de baixo consumo, algo até então inédito nos desktops.

Fonte: WCCFTech, NotebookCheck

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.