A pequena, mas poderosa, AMD Radeon R9 Nano será lançada em agosto

Por Redação | 20.07.2015 às 08:39

Há um mês, a AMD anunciou suas novas placas gráficas e entre elas estava o modelo compacto Radeon R9 Nano. Agora, a empresa confirmou que ela será lançada em agosto. A placa de vídeo usa memória de alta largura de banda e utiliza o chip Fiji para oferecer um desempenho semelhante ao das flagships do mercado, mas com uma grande (ou seria pequena?) diferença: ela possui apenas 15 centímetros de comprimento. O anúncio da data de lançamento oficial da placa aconteceu durante o anúncio dos resultados financeiros do trimestre da empresa.

Nos últimos anos, as placas gráficas se tornaram gigantes, mas a última geração de GPUs da AMD contrariou essa tendência ao anunciar sua última geração de GPUs. Embora ainda não se saiba muitos detalhes sobre a R9 Nano, podemos dizer que ela terá um Projeto de Força Térmica (TDP) de apenas 175 watts e 15 centímetros de comprimento, um tamanho geralmente reservado para placas low-end.

A novidade é voltada aos gabinetes com pouco espaço disponível ou aos consumidores que pretendem melhorar o fluxo de ar no gabinete. A R9 nano também conta com a tecnologia HBM, a mesma da flagship Fury X, e, diferente do modelo citado, não precisa de uma solução integrada de refrigeração líquida de circuito fechado para resfriar. Além disso, por possuir um único conector de alimentação de 8 pinos, o componente oferece uma eficiência de energia incrível.

A apresentação das novas GPUs da AMD foi feita durante a PC Gaming Show, que aconteceu em junho na E3 2015. Na ocasião, a empresa lançou algumas peças-chave na sua linha de placas gráficas baseadas no novo chip Fiji, o primeiro a utilizar memória com alta largura de banda e também o maior e mais rápido chip já produzido pela AMD. Além da Radeon R9 Nano, a companhia também apresentou a R9 Fury X, o carro-chefe da linha; a R9 Fury, uma solução topo de linha; e o Project Quantum, um PC Gamer compacto.

Saiba mais: AMD revela novas placas gráficas e PC compato

Via PCWorld