Como escolher um bom roteador e garantir uma boa conexão à internet

Por William Nascimento
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Com o avanço da tecnologia móvel, é muito comum, nos dias atuais, encontrar residências ou estabelecimentos comerciais com roteadores. Eles garantem que o sinal de internet disponível chegue a todos os pontos do ambiente. Mas para que esse compartilhamento seja seguro, confiável e estável, é necessário que o roteador tenha boas características, além de ser instalado em um local conveniente.

Ao comprar um roteador você deverá pensar na segurança, velocidade e facilidade de instalação. A segurança em uma rede privada é de grande importância, portanto escolha um roteador com protocolos de segurança WEP, WPA e WPA2. Insira senhas consistentes e que dificilmente serão descobertas.

Protocolos de segurança

A velocidade e a estabilidade de sinal também são questões importantes ao adquirir um roteador para o seu lar ou empresa. É necessário verificar as interferências que o roteador pode sofrer no ambiente, já que portas, paredes ou outras barreiras podem reduzir a performance do sinal. Por isso o local onde o roteador será instalado deve ser levado em conta. Há também dispositivos eletrônicos que podem interferir na boa qualidade do sinal. Telefones sem fio, micro-ondas ou eletrônicos similares devem estar a uma distância considerável do ponto onde o roteador será instalado.

Outro fator que deve ser verificado ao adquirir o dispositivo é a quantidade de antenas disponíveis. Roteadores com três antenas gerenciam melhor a rede com diversos dispositivos conectados. Se em sua casa você utiliza mais de dois dispositivos em sua rede sem fio, um roteador com antenas externas será uma ótima opção. Lembre-se que antenas internas fornecem uma cobertura menor do que as antenas externas.

Visto que a maioria dos serviços de internet disponibilizados pelas companhias de telecomunicação brasileiras nem sempre chega à velocidade máxima contratada, um roteador bem localizado, com boas configurações e com múltiplas bandas é ideal para não perder desempenho e velocidade de conexão.

Entender os padrões a, b, g e n em roteadores wireless também é de suma importância:

Padrões para roteadores wireless

O último grande item para avaliar um roteador é seu processo de instalação. Não se engane ao pensar que isso não deve ser levado em conta, pois de vez em quando pode ser necessário resetá-lo para alguns ajustes. Por isso, escolha um produto que tenha uma interface de instalação agradável e preferencialmente em português. Não sendo assim, você pode ter gastos extras relacionados ao suporte profissional de um técnico.

Por isso, para não se decepcionar, obtenha o máximo de informações possível antes de ir à compra de um roteador.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/comprar-um-bom-roteador-faz-diferenca-descubra.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.