Vazam possíveis especificações de novos processadores Snapdragon

Por Redação | 21 de Janeiro de 2015 às 16h09

A Qualcomm é a maior fabricante de processadores para dispositivos móveis, e seu Snapdragon está em boa parte dos smartphones e tablets do mundo. A última versão do chip é a 810, que virá junto com os principais topos de linha esse ano – mas parece que a empresa já está trabalhando em versões futuras.

Segundo supostas informações vazadas em um site chinês e obtidas pelo GSM Arena, a companhia prepara diversos modelos, tanto para o segmento de alto desempenho quanto para dispositivos medianos.

A lista foi divulgada pelo @leaksfly, um perfil no Twitter que começou a divulgar leaks, e inclui 6 modelos, são eles: Snapdragon 616, Snapdragon 620, Snapdragon 625/629, Snapdragon 815 e Snapdragon 820.

Cronograma Qualcomm

O Snapdragon 616 deve ser um sucessor do 615 atualmente em circulação, e virá com os mesmos 8 núcleos Cortex A53, mas com um clock maior, entre 1.8 GHz e 2.2 GHz. Além disso, o processador gráfico será o Adreno 408, e o modem trará suporte ao LTE Cat.6 – oferecendo downloads de até 300 Mbps.

O Snapdragon 620 supostamente utilizará uma arquitetura própria da Qualcomm, chamada de Taipan, e terá 4 núcleos, GPU Adreno 418, memória RAM do tipo DDR3 e suporte ao LTE Cat.10, com até 450 Mbps de download.

Os Snapdragon 625 e 629 serão parecidos, com os mesmos 8 núcleos, modem e GPU. No entanto, a memória RAM será do tipo LPDDR4 1600, mais rápida, com suporte a dual channel, e será produzido baseando-se no processo de 20 nm desenvolvido pela HKMG.

O fim da lista contém o mais interessante, que são os chips 815 e 820. O primeiro terá 8 núcleos na configuração Big.Little, que oferece uma maior eficiência energética, bem como LTE Cat.10, memória RAM LPDDR4 e GPU Adreno 450.

O segundo deve ser o processador mais poderoso já colocado em um dispositivo móvel, com 8 núcleos TS2 – aparentemente, a nova geração de núcleos da Qualcomm, e sucessora da arquitetura Krait. A lista não menciona a configuração Big.Little, o que nos leva a crer que os 8 núcleos funcionarão em força total, proporcionando muito mais potência bruta. Outro ponto interessante é que o modelo deve ser produzido pelo processo de 14nm, o mais avançado de todos, trazendo ainda maior eficiência energética. A GPU será a Adreno 530, e os demais componentes serão os mesmos do 815.

O mais provável é que os processadores comecem a ser fabricados apenas para dispositivos lançados no ano que vem, já que agora em 2015 tanto a Samsung quanto a GlobalFoundries estarão ocupadas produzindo os processadores A9 para a Apple e seus iPhones, que chegam ao mercado em meados de setembro.

Para esse ano temos o Snapdragon 810, que vem enfrentando alguns problemas técnicos com super aquecimento e desempenho, mas que quando os tiverem resolvidos, trará inúmeras melhorias em relação aos modelos anteriores.

A credibilidade do vazamento não tem como ser verificada, então temos que aguardar até que informações oficiais sejam divulgadas.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.