Vazam especificações técnicas da APU Carrizo da AMD

Por Redação | 20.03.2014 às 17:46

O site BSN divulgou nesta semana informações que teriam sido retiradas de um documento secreto da AMD, que possui as especificações técnicas do que supostamente pode ser a Carrizo, a nova geração de APUs da fabricante de chips.

Segundo o portal, esses documentos teriam sido enviados a desenvolvedores para que eles conhecessem os detalhes da estrutura da APU. Embora os dados não tenham sido confirmados pela AMD, há fortes indícios de que o vazamento não seja apenas um rumor infundado.

Entre as configurações expostas está o suporte a DDR3 e DDR4, porém, não há nenhuma informação que indique as velocidades de clock DDR4, nem mesmo quaisquer detalhes sobre melhorias arquitetônicas além de uma simples declaração de que elas devem existir.

A falta de informações faz com que seja mais difícil fazer previsões detalhadas para a APU. O documento também não faz menções ao uso de memórias GDDR5 e, caso a AMD opte por não contar com essa variante, isso significaria que a empresa contaria com canais DDR4 duplos. Se a informação se confirmar, veremos o aumento da largura de banda máxima para 51,2GB/s, em comparação com os 38,4 GB/s da DDR3-2400.

AMD

A Carrizo também deve contar com suporte a AVX2, BMI2, MOVBE e RDRAND, duas portas SATA de 6 GB cada, quatro portas USB 3.0 e oito USB 2.0. Também se pode esperar o uso de soquete FM2+ para desktops e o PCH onboard será desativado. Os detalhes podem ser conferidos na cópia do suposto documento na imagem acima.