Usuário constrói réplica do Mac Pro a partir de lata de lixo

Por Redação | 15.01.2014 às 14:25

Um modder, identificado apenas como sascha288, decidiu levar a piada sobre a aparência do Mac Pro às últimas consequências. Inspirado pela similaridade da máquina da Apple com uma lata de lixo, ele utilizou uma lixeira de banheiro plástica como gabinete para criar um computador que, impressionantemente, se parece muito com o original e possui, inclusive, o mesmo tamanho compacto.

As configurações foram publicadas no fórum TonyMacx86, conhecido por reunir os adeptos da modificação de PCs, e reproduzidas pelo Ars Technica. Apesar das especificações modestas não chegarem nem perto dos componentes robustos usados pela Apple, a máquina é capaz de rodar o OS X e, nas palavras dos próprios comentaristas, pode ser considerado o “Mac Pro para os humildes”.

Trash Pro

A placa mãe z78n Wi-Fi, da Gigabyte, é mantida em pé por suportes e conectada a cabos, permitindo que os outros componentes sejam ligados em uma posição paralela. É o caso, por exemplo, da placa de vídeo AMD Radeon HD 7750 e dos dois discos rígidos – um SSD e outro HDD, configurados em Fusion Drive. O processador é Intel Core i3, com dois núcleos e arquitetura Haswell.

Um pouco de derretimento de plástico e adaptações também foram necessários para acoplar o cooler, que fica na parte de baixo e gera a ventilação necessária para todo o sistema. O resultado de todo esse trabalho tem 26 cm de altura e 18 de diâmetro, dimensões pouca coisa maiores que o Mac Pro, que apresenta dimensões de 25,1 cm x 16,7 cm.

Trash Pro

O Trash Pro, porém, apresenta dois problemas que o distanciam de seu inspirador, ambos relacionados a um total de quatro ventoinhas rodando em seu interior. O primeiro é o barulho, maior que o da máquina da Apple. Além disso, o computador modificado apresenta bastante vibração, podendo andar sozinho caso não esteja em uma superfície firme.