USB 3.1 atingirá velocidade de até 10 gigabits por segundo

Por Redação | 02.08.2013 às 08:15

O USB 3.0 Promoter Group, responsável pelo padrão da tecnologia USB 3.0, anunciou em comunicado oficial que completou todas as especificações técnicas que devem integrar a próxima geração da tecnologia, o USB 3.1. O novo padrão deve atingir até 10 gigabits por segundo em transferências de dados.

A velocidade que o padrão 3.1 é capaz de atingir é duas vezes maior do que a conquistada pelo USB 3.0, que atinge velocidade de transferência máxima de 5 Gbps. "O SuperSpeed USB 10 Gbps utiliza uma codificação de dados mais eficiente e entregará o dobro da performance do atual formato USB", revelou o grupo em nota.

A instituição afirmou ainda que o USB 3.1 terá suporte para todos os tipos de cabos USB e será compatível com dispositivos mais antigos. Com a divulgação dos detalhes sobre o novo padrão, fabricantes de chips como Intel e AMD poderão iniciar a produção de processadores com suporte para o USB 3.1, e assim, as empresas desenvolvedoras e fabricantes de hardware também poderão produzir aparelhos com suporte para o novo padrão.

Os primeiros dispositivos USB 3.1 devem começar a chegar ao mercado mundial somente no fim de 2014, com ampla comercialização e distribuição prevista para 2015.