Teste: Pendrive Kingston HyperX 64 GB USB 3.0

Pendrive Kingston HyperX 64 GB USB 3.0

Chegou em nosso laboratório de testes o Pendrive Kingston HyperX USB 3.0 com generosos 64 GB de armazenamento para realizarmos alguns testes e o pessoal aqui da redação do Canaltech ficou bastante impressionado com o que ele é capaz.

A maioria de nós pensa em pendrives como acessórios para transportar pequenos arquivos de um computador para outro e raramente observamos o nível de performance que ele pode alcançar antes de comprarmos, mas imagine um modelo que funciona melhor do que muitos discos rígidos vendidos no mercado atualmente e pode facilmente armazenar alguns filmes com qualidade Full HD e não engasgar na hora de exibí-los diretamente pela porta USB.

É isso que a Kingston promete para você, com esse novo equipamento de corpo emborrachado e com acabamento que parece alumínio azul. Confira os números alcançados por nós!

Configuração testada:

  • Processador: Intel Core i7 980X (rodando a 4 GHz);
  • Cooler: Havik 140
  • Placa-mãe: Gigabyte GA-X58-UD3R rev.2
  • Memória: Patriot 6GB DDR3 1600MHz em triple channel;
  • Placa de vídeo: AMD Sapphire 6770
  • Fonte: Casemall Supreme Power 800w

Processador, cooler, placa de vídeo, fonte e gabinete gentilmente cedidos pela Casemall.


HD Tune Pro 5.00

O HD Tune é uma suite de ferramentas de testes de dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e pendrives, realizando vários testes com diferentes parâmetros para medir a velocidade de leitura/escrita, tempo de acesso, acesso aleatório e muitos outros.

Informações do pendrive

Seção que apenas mostra os recursos suportados pelo dispositivo e seu tamanho total, o Kingston HyperX USB 3.0 de 64 GB possui cerca de 60 GB disponíveis e suporta nada menos do que todos os recursos que o programa consegue detectar, como S.M.A.R.T, TRIM, gerenciamento de energia, cache de escrita e muitos outros. Impressionante.

HD Tune Pro 5 Info

Teste de leitura de dados

Nesse teste, o pendrive da Kingston se mostrou extremamente estável e rápido, alcançando uma média de 235.8 MB/s de velocidade de transferência, com um pico de 238 MB/s e um mínimo de 187.9 MB/s.

HD Tune Pro 5 Benchmark

Monitoramento de transferência de dados (escrita)

Para testarmos e velocidade do pendrive em uma situação real transferimos um arquivo de 20 GB para ele. Como o arquivo é maior do que os 4 GB que o formato FAT é capaz de suportar, o formatamos em NTFS nesta etapa. Observem que o pendrive obteve um pico de 194 MB/s de escrita, mantendo uma média de 140 MB/s e concluindo a operação em aproximadamente três minutos e meio (o tempo decorrido está logo abaixo do gráfico laranja), o que é um resultado excelente para esse tipo de dispositivo.

HD Tune Pro 5 Disk Monitor 1

Monitoramento de transferência de dados (leitura)

Transferimos o arquivo de 20 GB de volta para a HD para medir a velocidade de leitura de dados, obtendo um pico de 245 MB/s e uma média impressionante de 235 MB/s. Como é possível observar na imagem, em menos de sete minutos foi possível transferir 20 GB de dados para o pendrive e dele de volta para o disco.

HD Tune Pro 5 Disk Monitor 2

HDTune Pro 5 - Desempenho de arquivos

Na seção de transferência de arquivos, o HD Tune testa a velocidade média de leitura e escrita sequencial e de diferentes blocos de arquivos, indo de 512 Bytes até 8192 MB. Reparem nas caixa de seleção 1 e 2 que o pendrive alcançou uma velocidade média de leitura de 220 MB/s e 60 MB/s de escrita, mostrando que ele consegue lidar tranquilamente com arquivos de diferentes tamanhos.

HD Tune Pro 5 File Benchmark

CrystalDisk Mark 3.0.1 x64

O CrystalDisk Mark é um programa gratuito e bastante simples, feito para medir o desempenho de dispositivos de armazenamento, utilizando um bloco de 1 GB como referência para os testes e fazendo uma média dos cinco resultados obtidos por operação.

Crystal Disk Mark 3.01 64 Bits

Para arquivos muito pequenos, como blocos de 4 KB, o desempenho é bastante baixo, especialmente para escrita, o que é natural pois para escrever um arquivo de 4 KB é necessário deletar um bloco de 512 KB e reescrevê-lo com os 4 KB adicionais, e essas operações adicionais diminuem - e muito - o desempenho final.

Nos tamanhos maiores (e mais comuns), o pendrive atingiu picos de 235 MB/s de leitura e 143 MB/s de gravação, resultado próximo ao obtido pelo HD Tune Pro e confirmando o bom desempenho do equipamento.

Desempenho em uma porta USB 2.0

Qualquer dispositivo USB 3.0 é compatível com portas USB 2.0, funcionando normalmente mas tendo o desempenho limitado à velocidade dessa porta, que é de 480 Mbits/s. Transferimos dois arquivos para o pendrive para testar a sua velocidade de escrita, onde conseguimos a marca de quatro minutos e 12 segundos para transferir um arquivo de 7.08 GB e apenas 16 segundos para outro de 455 MB. Ou seja, o pendrive conseguiu utilizar cerca de 30 MB/s de taxa de transferência.

Embora não sejam resultados impressionantes, é importante levarmos em consideração que o fator limitante no teste é a porta USB do computador, demonstrando que vale a pena adquirir o pendrive se o usuário possui um computador com portas USB 3.0 disponíveis.

Este último teste foi realizado em um desktop comum e em um MacBook Air equipado com uma SSD soldada de 128 GB, para evitar outros possíveis gargalos de desempenho. Em ambos os resultados foram similares.

Conclusão

O equipamento impressiona tanto pelo sua capacidade de armazenamento quanto pela velocidade de transferência - ao utilizamos uma porta USB 3.0. Quando testamos em uma porta USB 2.0 comum (e atualmente padrão no mercado) o desempenho ficou limitado à velocidade da porta, mas o equipamento se manteve rápido e eficiente. Por isso recebeu nosso selo de "Produto Recomendado".

Pontos positivos:

  • Excelente desempenho e capacidade de armazenamento;
  • Ótimo acabamento e resistência a impactos;

Pontos negativos:

  • Muito largo, o que pode dificultar o encaixe de outro dispositivo ao lado do pendrive, pois em desktops as portas USB normalmente são colocadas lado a lado.