Seagate divulga novo e mais rápido HD do mundo com 6 Tb

Por Redação | 09 de Abril de 2014 às 13h46

Depois da Western Digital divulgar seu HD de 6 terabytes, a Seagate lança seu novo HD top de linha de 7.200 rpm com a mesma capacidade, chamado de ST6000NM0004 – ou Seagate Enterprise Capacity 3.5 HDD v4, para facilitar. Embora não seja de imediato para uso doméstico, a novidade pode afetar o mercado de hard drives, baixando o preço das peças com tecnologias disponíveis atualmente.

O Seagate Enterprise Capacity 3.5 HDD v4 opera em níveis empresariais, sendo capaz de funcionar 24 horas por dia com um limite de surpreendentes 550 terabytes de dados transferidos ao ano. Além do armazenamento, ele oferece funções como criptografia automática, sensor de umidade, entre outras.

A empresa estadunidense, no entando, divulgou o lançamento sem entrar em detalhes sobre como realizou o feito. Supõe-se que ela incorporou seis discos de 1 terabyte como os que se encontram nas linhas comerciais de HDs externos da marca. O que fica no ar por enquanto é a tecnologia utilizada para que isso aconteça.

Ainda sem preço oficial, alguns sites de componentes já divulgaram um valor de 600 dólares (aproximadamente R$ 1.300), mas informam que ainda não têm o produto em estoque. No entanto, o desenvolvimento de novas tecnologias é mais importante que o preço final, visto que o impacto delas sobre o mercado, à primeira vista, é mais benéfico.

Até então, a Western Digital ocupava o cargo de exclusividade da tecnologia mais avançada de armazenamento com um dispositivo de 3.5 polegadas com capacidade total de 6 terabytes possibilitada pela descoberta de uma maneira de comercializar drives fechados hermeticamente com gás hélio. Por ser mais leve que o ar, o gás oferece menos resistência aos 6 discos contidos no estojo, diminuido o calor e o gasto de energia.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!