Seagate anuncia novos produtos no Brasil

Por Pedro Cipoli | 11 de Março de 2015 às 18h18
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

Em um evento realizado hoje em São Paulo, a Seagate anunciou uma nova linha de produtos voltados para o armazenamento doméstico. A empresa pretende mudar o seu posicionamento no mercado, criar produtos que são mais evidentes para o consumidor ao invés de trabalhar apenas com componentes internos. O caminho escolhido foi o mercado de smartphones e tablets, responsáveis pela geração de uma quantidade enorme de dados diariamente.

Seagate

Temos o Seagate Seven, anunciado por R$ 649,00 para o modelo de 500 GB, que nos chamou mais a atenção. Trata-se de um disco rígido externo de 5 milímetros, que aliás já tivemos a oportunidade de testar aqui no Canaltech, em um case de metal. Isso resulta em um dos menores, senão o menor disco externo do mundo, já que a espessura máxima é de 7 milímetros (daí o nome “Seven”), acessada pelo computador através de uma interface USB 3.0, o que garante uma velocidade máxima teórica de aproximadamente 110 MB/s.

Seagate
Seagate

Para sermos sinceros, não há nada de muito novo no Seven, exceto a construção premium e o selo de mais fino do mundo (até quando?), explicando, em parte, o alto custo por gigabyte comparado a discos externos convencionais.

O próximo anunciado foi o Personal Cloud, que chegará ao Brasil somente na versão de 3 TB pelo preço sugerido de R$ 1.299. Trata-se de um produto com forte influência do dólar, de forma que o nosso cenário econômico atual jogou o preço lá para cima.

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O Personal Cloud é a versão da Seagate do MyCloud 3 TB da Western Digital que já testamos aqui, já que traz quase as mesmas funções, capacidade e recursos. Vamos receber uma unidade para testes nas próximas semanas, onde teremos a oportunidade de testar cada um dos recursos com calma, mas, considerando as demonstrações que vimos no evento, o software de Seagate nos pareceu mais robusto e polido do que o da WD, ainda que possa ser somente uma impressão.

Seagate

O último da lista voltado para o mercado consumidor é o Seagate Wireless, disponível nas cores preta, branca, rosa, verde e azul, e é uma atualização da versão que já testamos aqui. Saímos do evento com um modelo de 500 GB e vamos conferir todas as novidades, sendo que já destacamos o fato de o design ter sofrido uma alteração para lá de radical, saindo do desenho geralmente utilizado em HDs externos convencionais. Segundo a Seagate, a bateria interna é capaz de aguentar até 9 horas de transmissão de vídeo via streaming, e vamos testá-la para conferir se esse valor está correto (se estiver, será ótimo).

Há mais dois produtos, mas voltados mais para o mercado corporativo e/ou usuários mais avançados. O primeiro é o Seagate Surveillance, que vem sendo desenvolvido pela Seagate há mais de 7 anos. Trata-se de um disco rígido desenvolvido com um foco bem maior em escrita de dados (90% de escrita e 10% de leitura), comportamento típico de discos utilizados para registros de câmeras de segurança.

Por último temos a série de NAS da Seagate, com preços que variam, e muito, dependendo da capacidade e da quantidade de baias, sendo que os modelos com mais baias (até 6 slots de 3,5’’) conseguem atender a um número muito maior de usuários do que as versões mais básicas (1 ou 2 slots de 3,5’’), chegando até 50 usuários simultâneos, contra 20 das versões mais básicas. São especificações típicas de um NAS voltado para pequenas e médias empresas, e nas próximas semanas teremos a oportunidade de conferir os principais recursos, além de comparar com modelos que já testamos aqui, como o Iomega PX2.

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