Seagate Backup Slim: 1 TB de dados com softwares úteis e design bacana

Por Pedro Cipoli
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Quando falamos de HD externos, há uma boa quantidade de opções no mercado. Ainda que muitos usuários acabem escolhendo as opções que oferecem a melhor relação entre preço e capacidade, este não é o único quesito que deve ser levado em consideração. Recentemente, muitas empresas de armazenamento, como a Seagate, procuram aumentar o valor de seus produtos adicionando recursos de software em seus discos rígidos, e o Backup Slim vem com 3 que consideramos bem interessantes.

Antes de falar deles, vale destacar que a Seagate investiu bastante no design do Backup Slim. Ele tem uma proteção de alumínio que, combinada com o LED branco pulsante quando ligado, faz dele uma das melhores opções nesse quesito, já que muitos fabricantes costumam economizar no visual de seus modelos. Ele é realmente slim, sendo pouco mais espesso do que 1 cm.

Como o nome sugere, o backup é um dos principais atrativos do Backup Slim. Ele vem com um software próprio da Seagate que faz um backup automático quando plugado ao PC ou notebook, podendo tanto ser configurado para usar pastas específicas quanto assumir o modo padrão, que salva as principais pastas do usuário (Músicas, Documentos, Downloads e assim por diante).

Focando nas massificações de smartphone, temos também o Mobile Backup, que trabalha em conjunto com o Seagate Mobile Backup (Android e iOS, gratuito) para salvar arquivos do smartphone diretamente no HD. O terceiro software bacana e bastante intuitivo é o Social. Ele é capaz tanto de salvar arquivos dos principais sites de comunicação e compartilhamento de conteúdo, como Facebook e YouTube, como também de compartilhar os conteúdos armazenados com os mesmos sites.

Em nossos testes de performance, o Backup Slim se saiu acima da média de HDs de 2,5’’, chegando aos limites físicos de transferências de um disco rígido de notebook. Naturalmente, ele só alcança essas velocidades com uma porta USB 3.0, já que a USB 2.0 consegue taxas máximas de 25-30 MB/s.

Configuração utilizada:

Notebook Dell Vostro série 3000

  • Processador: Intel Core i5-4210U, dual-core de 1,7 GHz (Turbo Boost até 2,7 GHz) com Hyperthreading e 3 MB de cache L3;
  • Memória: 8 GB DDR3L rodando a 1600 MHz
  • Vídeo integrado: Intel HD 4400
  • Vídeo dedicado: NVIDIA GeForce GT 820M
  • Armazenamento primário*: SSD OCZ Vertex 4 256 GB SATA III

*Não presente na configuração padrão

O Seagate Backup Slim tem um preço bastante atraente para o modelo de 1 TB que testamos, que encontramos com uma média de R$ 350, sendo um pouco mais caro do que média, mas compensando a diferença com um conjunto de softwares realmente útil. Não podemos deixar de dizer que realmente sentimos falta de uma ferramenta de encriptação, que certamente o faria ficar ainda mais interessante.

Sim, é possível utilizar um programa extra para fazer essa função (o TrueCrypt, por exemplo, é excelente, além de gratuito), mas a Seagate ganharia alguns pontos a mais se incluísse uma ferramenta própria, eliminando a necessidade do usuário de ir atrás de um por conta própria.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.