Análise: S23B550V, o monitor da Samsung voltado para o público gamer

Por Pedro Cipoli
photo_camera gvlinares / canaltech

O S23B550V é um monitor desenvolvido pela Samsung especificamente para os usuários gamers, trazendo recursos para melhorar o desempenho em jogos. Ao ligá-lo, já passa a ser perceptível a sua diferença em relação aos monitores convencionais, especialmente aqueles que trazem telas LCD. Por ser retroiluminado por LEDs o brilho não incomoda os olhos mesmo estando no máximo.

Ao colocá-lo ao lado de uma TV de LED convencional, ele apresenta uma definição visivelmente maior proporcionada pelo nível de contraste superior, vantagem que é útil não somente em jogos mas também em tarefas do dia a dia. Em jogos a diferença é ainda mais perceptível, em especial naqueles que possuem gráficos top de linha, como Mass Effect 3 e Witcher 2.

Porém, para games com gráficos mais simples, como Diablo 3 e League of Legends, a diferença é muito pequena, quando não imperceptível. Para estes casos, talvez o investimento maior não valha tanto a pena, pois compensará somente em títulos que utilizem cenários escuros, florestas e cavernas, já que nestes casos o contraste fará um bom trabalho.

E para quem pretende utilizá-lo também para tarefas cotidianas, será que o S23B550V é uma boa pedida? Ele possui 23 polegadas e uma definição acima da média, mas peca em dois pontos essenciais: não possuir tecnologia IPS para visualização nítida em qualquer ângulo e ausência de um conector DVI.

O monitor traz duas conexões HDMI, onde uma delas possui suporte à tecnologia MHL que não tivemos a oportunidade de testar devido à falta de um smartphone compatível. Também há uma entrada VGA (??) e uma saída de fone de ouvido. Um conector DVI não seria nada mal, já que grande parte das placas de vídeo de alto desempenho trazem essa conexão por padrão. Em relação ao IPS, consideramos no mínimo obrigatório para a faixa de preços do S23B550V.

Quem utiliza a máquina para fins profissionais, como edição de imagem e vídeo, aplicativos CAD e manipulação de objetos 3D, também tirará proveito do contraste, brilho e cores superiores, especialmente aqueles que passam um bom tempo escolhendo entre várias paletas RGB e CMYK. O mesmo é válido para quem utiliza Mac com suporte a conexões HDMI.

Conclusão

Disponível no mercado brasileiro por cerca de R$ 649, o S23B550V é uma excelente opção para aqueles que querm o máximo de seus jogos, em especial para aqueles que possuem uma máquina com placa de vídeo top de linha e rodam jogos que exigem muito processamento gráfico. Para quem costuma mexer com aplicações profissionais, há algumas melhorias, embora menos perceptíveis do que em jogos.

De qualquer forma, este produto custa o dobro de um monitor comum, então é importante pesquisar se o investimento maior realmente trará benefícios, assim como consideramos uma enorme falha a ausência de um conector DVI e tecnologia IPS, muito comum em modelos nessa faixa de preço.

Vantagens

  • Excelente qualidade de imagem proporcionada por cores e contraste superiores à média
  • Tela de 23 polegadas voltada para gamers
  • Tecnologia MHL para smartphones compatíveis

Desvantagens

  • Ausência do conector DVI
  • Ausência de tecnologia IPS, comum em modelos nessa faixa de preço

* Análise elaborada em conjunto com o gamer Felipe Felix.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.