Resetar o computador várias vezes pode causar danos? Descubra a verdade

Por Cadu Silva

O botão Reset não foi feito para ser pressionado constantemente. Seu uso deve ser exclusivo para momentos em que o computador congelar completamente ou em caso da tão falada Tela Azul da Morte (BSOD).

Ao ser pressionado, ele faz o computador voltar imediatamente para a tela da BIOS e limpa o conteúdo da memória RAM. Assim, o sistema é reiniciado e sai do estado de congelamento ou de erro fatal (no caso da BSOD).

Todos os trabalhos não salvos e o conteúdo da área de transferência serão perdidos. Não use o botão Reset para substituir a função Reiniciar acessível através do comando nativo do seu sistema operacional, nem para qualquer outra coisa que não seja destravar o computador.

Quando ele é pressionado por qualquer motivo, você pode perder documentos e causar danos aos arquivos de programas e até mesmo do sistema operacional, podendo fazer com que você precise reparar o sistema ou até mesmo reinstalá-lo em casos mais severos.

Ele não deve, contudo, causar danos físicos ao seu disco rígido, mas pode gerar muita dor de cabeça caso o sistema operacional apresente arquivos corrompidos.

Então já sabe: o botão Reset pode vir a causar danos se for usado quando não há necessidade. Limite seu uso a momentos de travamento ou erro fatal e reinicie ou desligue a máquina pelos comandos acessíveis através do sistema operacional. Se isso não for feito, você pode perder ou corromper arquivos presentes no disco rígido. Use com moderação!