Resetar o computador várias vezes pode causar danos? Descubra a verdade

O botão Reset não foi feito para ser pressionado constantemente. Seu uso deve ser exclusivo para momentos em que o computador congelar completamente ou em caso da tão falada Tela Azul da Morte (BSOD).

Ao ser pressionado, ele faz o computador voltar imediatamente para a tela da BIOS e limpa o conteúdo da memória RAM. Assim, o sistema é reiniciado e sai do estado de congelamento ou de erro fatal (no caso da BSOD).

Todos os trabalhos não salvos e o conteúdo da área de transferência serão perdidos. Não use o botão Reset para substituir a função Reiniciar acessível através do comando nativo do seu sistema operacional, nem para qualquer outra coisa que não seja destravar o computador.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Quando ele é pressionado por qualquer motivo, você pode perder documentos e causar danos aos arquivos de programas e até mesmo do sistema operacional, podendo fazer com que você precise reparar o sistema ou até mesmo reinstalá-lo em casos mais severos.

Ele não deve, contudo, causar danos físicos ao seu disco rígido, mas pode gerar muita dor de cabeça caso o sistema operacional apresente arquivos corrompidos.

Então já sabe: o botão Reset pode vir a causar danos se for usado quando não há necessidade. Limite seu uso a momentos de travamento ou erro fatal e reinicie ou desligue a máquina pelos comandos acessíveis através do sistema operacional. Se isso não for feito, você pode perder ou corromper arquivos presentes no disco rígido. Use com moderação!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.