Qualcomm volta atrás e decide não comercializar chip exclusivo para Smart TVs

Por Redação | 17 de Fevereiro de 2014 às 12h27

Antecipando-se às necessidades do mercado de televisores, a Qualcomm anunciou na última CES 2014 que lançaria um chip específico para equipar televisores inteligentes. Chamado de Snapdragon 802, o promissor chip agora não passa de vaporware. Sem muito alarde, a renomada fabricante de chips para dispositivos móveis anunciou que abandonou a produção do componente e que não o comercializará.

"A Qualcomm decidiu não comercializar o recém anunciado Snapdragon 802 devido à demanda por processadores para televisores inteligentes ser menor do que esperávamos", disse o diretor de relações públicas da companhia, Jon Carvill. "Essa decisão diz respeito exclusivamente ao chip Snapdragon 802 e não afeta outros produtos que estamos produzindo para este segmento".

O Snapdragon 802 era considerado por muitos como irmão do Snapdragon 800 e do Snapdragon 805, que equipam smartphones e tablets, respectivamente. O processador prometia chegar ao mercado com núcleo quad-core de 1,8 GHz e uma central de processamento gráfico Adreno 330 com suporte a vídeos 4K. Com ele, os televisores poderiam acelerar o processamento de aplicativos e contar com processamento multitarefa. Embora fosse promissor, a Qualcomm teria percebido que não havia propósito em trabalhar no Snapdragon 802, já que outros chips da empresa podem equipar televisores inteligentes e executar as mesmas tarefas.

O anúncio do cancelamento pegou muitos de surpresa. Durante a CES 2014, a empresa demonstrou já ter um produto praticamente acabado e pronto para chegar ao mercado, o que indica que já trabalhava nele há pelo menos 2 anos (tempo médio de trabalho num chip como este). Mais surpreendente é perceber o equívoco que uma empresa do porte da Qualcomm cometeu ao não conseguir prever a demanda de um produto tão custoso.

Apesar de nenhuma data de lançamento ter sido anunciada anteriormente, o Snapdragon 802 estava sendo aguardado para chegar ao mercado até o final deste ano. Agora tudo é lembrança.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.