Qualcomm anuncia processador de oito núcleos com suporte para Ultra HD (4K)

Por Redação | 21.11.2013 às 12:56

O Ultra HD já está disponível nas TVs e até em alguns modelos de tablets - um deles, com tela gigante de 20 polegadas, será lançado pela Panasonic em janeiro do ano que vem. Logo, não ia demorar muito para que a tecnologia chegasse em aparelhos menores, como os smartphones. E foi isso o que aconteceu: nesta quarta-feira (20), a Qualcomm anunciou o Snapdragon 805, chip que oferece suporte a displays com resolução 4K.

De acordo com a companhia, o Snapdragon 805 vem equipado com GPU Adreno 420, que promete desempenho até 40% maior que o atual Snapdragon 800, processador ARM quad-core de até 2,5 GHz, suporte para rede LTE 4G e modem Gobi MDM9x25 de 28 nanômetros, revelado no começo deste ano.

O Snapdragon 800, presente na maioria dos aparelhos topo de linha disponíveis hoje no mercado - como o Galaxy Note 3, da Samsung, e o Xperia Z Ultra, da Sony -, é capaz de rodar conteúdos em 4K. No entanto, a GPU Adreno 420 do Snapdragon 805 é o componente responsável por melhorar o uso da tecnologia, incluindo o tessellation em hardware e geometry shaders, ambas funções avançadas de renderização em Ultra HD.

A Adreno 420 é tão superior aos recursos do Snapdragon 800 que, além de imagens e jogos, será possível reproduzir e gravar vídeos em 4K sem comprometer o uso de energia do dispositivo. Além disso, o novo chip da Qualcomm terá o Krait 450, um conjunto de núcleos mais poderosos para operar com frequência de até 2,5 GHz. Isso vai garantir uma largura de banda para comunicação com a memória de até 25,6 Gbps, o dobro do que oferece a versão anterior.

A Qualcomm afirma que os fabricantes já estão recebendo as primeiras amostras do novo chip. Os primeiros aparelhos com o Snapdragon 805 (tablets, smartphones e Smart TVs) devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2014.