/i215031.jpeg)
Quais são as ferramentas utilizadas pelo Canaltech para análises de notebooks?
Para medir o desempenho dos diferentes equipamentos que chegam aqui no laboratório de testes do Canaltech é necessário que todos utilizem os mesmos parâmetros e configurações, de forma que os resultados possam ser comparados entre si. Reunimos os softwares de benchmark mais conhecidos e respeitados atualmente para que o usuário tenha a certeza de que os reviews publicados sejam precisos, claros e imparciais.
Naturalmente, existem outros fatores que influenciam na qualidade de um produto que não podem ser medidos por números, como design, acabamento e outros relacionados à própria interface de uso, como teclado, touchpad e resolução de tela em notebooks, mas os programas listados abaixo cumprem o seu papel quando queremos analisar performance. Confira a lista abaixo dividida em categorias:
Processador
wPrime
Programa bastante simples para testar a capacidade de processadores com múltiplos núcleos e threads através de uma série de cálculos matemáticos segundo o Método de Newton. Quanto menor o tempo de conclusão, melhor é o resultado.
PCMark 7
Software reconhecido mundialmente por seus resultados precisos sobre o poder computacional de uma máquina. Confira mais detalhes em: O que é PCMark 7?
HyperPI
Versão atualizada do SuperPi que calcula um número gigantesco de casa decimais do número irracional PI, sendo otimizado para trabalhar com múltiplos núcleos e threads.
Placas de vídeos
3DMark Vantage
Realiza uma série de testes na placa de vídeo da máquina e retorna um resultado numérico para comparação com outras máquinas que suportem o DirectX 10. Confira mais detalhes em: O que é o 3DMark Vantage.
3DMark 11
Através de uma série de benchmarks em placas de vídeo com DirectX11, o programa retorna uma numeração, juntamente com as configurações utilizadas nos testes, pra que o usuário possa comparar com testes semelhantes e identificar gargalos no sistema. Confira mais detalhes em: O que é 3DMark 11.
CINEBENCH
Analisa tudo o que envolve visualização, manipulação, conversão, gravação e codificação de vídeo utilizando todo o poder de fogo da CPU e da GPU combinados. Confira mais detalhes em: O que é o CINEBENCH.
Memória
AIDA64 Extreme Edition
Programa muito respeitado quando se trata de inventário de hardware, criando relatórios detalhados de mais de 50 páginas com informações do sistema. Possui um teste de memória conhecido como "AIDA64 Cache & Memory Benchmark" que testa não só a memória RAM como também as memórias Cache L1, L2 e L3 com precisão.
MaxxMem2
Programa que não requer instalação e é capaz de calcular o desempenho de memória sem complicação e com bastante precisão, sendo gratuito para utilização.
Armazenamento (Discos rígidos, SSDs e pendrives)
HD Tune Pro
Uma das soluções mais completas do mercado para testar o desempenho e a estabilidade de dispositivos de armazenamento, sejam discos rígidos e SSDs, sejam pendrives e HDs externos. É possível medir velocidade de desempenho, tempo de acesso, latência, status e muito mais.
CrystalDiskMark
Programa bastante simples, testa a velocidade de transferência sequencial e com tamanhos de blocos diferentes em dispositivos secundários com bastante precisão.
HD_Speed
Totalmente gratuito, testa o comportamento de discos com diferentes cargas de transferência, indo de 4 KB de dados até 8 MB, mostrando como o dispositivo funcionará no dia a dia.
Bateria
Battery Eater:
Programa gratuito para medir a autonomia de notebooks, netbooks e outros equipamentos que funcionam com baterias. Recomendado para comprovar se a máquina realmente aguenta o número de horas anunciado pelo fabricante.
Com todas essas ferramentas à mão e levando em consideração uma série de outros fatores, chegamos à conclusão se algum produto realmente atende às expectativas do usuário e também se corresponde a uma boa relação de custo-benefício.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.