Publicidade

Problemas de superaquecimento podem atrasar produção do Snapdragon 810

Por| 05 de Dezembro de 2014 às 14h31

Link copiado!

Problemas de superaquecimento podem atrasar produção do Snapdragon 810
Problemas de superaquecimento podem atrasar produção do Snapdragon 810

O Snapdragon é um dos chips mais famosos do mercado de smartphones e tablets. A Qualcomm tem feito um trabalho competente em elaborar gerações de processadores que conseguem proporcionar uma ótima experiência de uso para os usuários de aparelhos de diversas fabricantes. Prova disso é que as principais empresas no ramo de smartphones, como Samsung e LG, utilizam o Snapdragon em seus dispositivos. Por disponibilizar processadores para grandes empresas, a Qualcomm tem trabalhado duro para satisfazer a demanda dos consumidores de aparelhos premium.

Um recente relatório mostra que a próxima geração de chips da Qualcomm está colocando em risco os novos smartphones que serão lançados no mercado. Isso porque o Snapdragon 810 está apresentando problemas que podem prejudicar a produção em massa do processador, adiando uma série de dispositivos de próxima geração, como é o caso do Samsung Galaxy S6 e do LG G4.

De acordo com o Business Korea, o chipset está enfrentando grave problema de superaquecimento, apresentando grave queda de desempenho e danificando outros componentes de hardware. Pelo que parece, o Snapdragon 810 também está com problemas relacionados ao seu controlador de memória RAM, bem como possíveis erros de controle da GPU Adreno 430.

Embora esses erros possam ser resolvidos, eles parecem ser sérios o suficiente para adiar a produção em massa do processador. Caso o problema não seja solucionado a tempo, é possível que as fabricantes utilizem outros chips para o lançamento de seus aparelhos no primeiro semestre de 2015. Sendo assim, Samsung e LG, entre outras empresas, deverão ser atingidas pelo problema.

Continua após a publicidade

No entanto, a Samsung parece ter uma solução, pelo menos para os seus dispositivos. A empresa tem um chip bastante potente que poderia estar presente no Galaxy S6. Trata-se do Exynos 7420, que suporta a arquitetura 64-bit. Ele é construído sobre as especificações da ARM Holdings e apresenta um alto desempenho em aplicações gráficas com modelos de diversos núcleos. Mas, mesmo que a empresa sul-coreana resolva utilizar seu próprio chip, o lançamento de seu smartphone poderia atrasar, devido ao grande número de chipsets que a fabricante teria de produzir.

As informações sobre os problemas do Snapdragon 810 não foram confirmadas pela Qualcomm. Mas se eles realmente existirem, seu efeito sobre o mercado de dispositivos móveis será sentido tanto pelas fabricantes como pelos consumidores. De todo modo, as empresas não devem estar muito preocupadas, visto que a Qualcomm já enfrentou problemas similares no passado mostrando-se confiável.