Primeiro teste oficial de um computador quântico impressiona

Por Redação | 11 de Maio de 2013 às 20h43

Quando escutamos algo relacionado a "computadores quânticos", imaginamos que é algo completamente distante da nossa realidade atual. Soa tão futurístico que parece difícil acreditar que há vários modelos em funcionamento nos dias de hoje. Uma das empresas que fabrica modelos experimentais utilizando a tecnologia, a D-Wave, fez o primeiro teste comparando a performance de um computador quântico contra uma máquina de alto desempenho, e os resultados impressionam.

Computação quântica

Confira parte do relato de Catherine McGeoch da faculdade Amherst, Massachusetts, e consultora da D-Wave sobre os resultados do sistema na solução de problemas de otimização, minimizando equações complicadas, segundo a revista New Scientist:

"O computador da D-Wave encontrou a melhor solução todas as vezes em menos de meio segundo. Os três algoritmos regulares lutaram para se manterem funcionando com mais de 100 variáveis (nos computadores convencionais). O melhor dos três, o CPLEX, demorou cerca de meia hora para alcançar a performance do D-Wave nos problemas maiores".

Ou seja, o computador quântico se mostrou cerca de 3600 vezes mais rápido do que uma máquina de alto desempenho. Embora o resultado final seja discutível (afinal, o computador quântico foi projetado para essa função), a diferença é enorme, mostrando o potencial dessa nova tecnologia. Pode demorar bastante tempo para termos uma máquina dessas na sala de estar, mas esse dia está cada vez mais próximo.

Saiba mais:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.