Pra onde vai o seu lixo eletrônico?

Por Ultradownloads | 24 de Fevereiro de 2012 às 17h02

A produção anual de lixo eletrônico chegou a 50 milhões de toneladas no final de 2011, isso representa 5% de todo o lixo produzido pela população mundial.

O grande problema é o tratamento dado (ou não) a todo este entulho: a maior parte dele é jogada fora junto com o lixo comum, incinerada, despejada em aterros sanitários ou exportada ilegalmente para países como (pasmem!) Brasil, China e Índia.

O que muitos não sabem é que existem diversos postos de reciclagem que trabalham exclusivamente com este tipo de produto e transformam, por exemplo, o seu antigo desktop em matéria-prima para sandálias, brinquedos, baldes e, depois de descontaminado, o vidro do monitor pode virar até bolinha de gude!

Não conhece nenhum local próximo a sua casa que recicle esse tipo de lixo? Seus problemas acabaram! Conheça o E-LIXO MAPS, uma ferramenta de busca desenvolvida para mapear e cadastrar postos de coleta e reciclagem de e-lixo em todo o Brasil.

Alguns artistas utilizam sua criatividade para criar obras de arte com os resíduos eletrônicos que produzimos, mas também existem algumas idéias mais simples (e fáceis) de transformá-los em algo bacana, por isso separamos algumas imagens para inspirar seu lado "eco friendly" ;)

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.