Padrão SATA 3.2 é finalizado e promete armazenamento rápido e menor

Por Redação | 14 de Agosto de 2013 às 11h00
photo_camera Engadget

A SATA International Organization (SATA-IO), consórcio da indústria responsável pela tecnologia Serial ATA, afirmou que concluiu o novo padrão da tecnologia, o SATA 3.2, e divulgou as especificações técnicas do novo sistema. O principal objetivo do SATA 3.2 é levar melhorias da tecnologia para seu uso em unidades SSD.

"A tecnologia SATA continua a evoluir para acomodar os requisitos exigidos nas mudanças aplicadas pela indústria do armazenamento", afirmou em nota oficial divulgada pelo Engadget Mladen Luksic, presidente da SATA-IO. "As atualizações de destaque na revisão 3.2, como o SATA Express e melhorias em unidades híbridas de estado sólido, são movidas por tendências atuais do mercado. Essas novas ferramentas demonstram que a SATA-IO tem o compromisso de fornecer soluções de armazenamento de baixo custo e alto desempenho".

O novo padrão traz compatibilidade com o microSSD, que faz referência a unidades SSD menores de chip único usadas em soluções de armazenamento embarcadas. O SATA 3.2 também tem suporte para a ferramenta DevSleep, que permite que o SSD entre em uma fase de quase completo desligamento. A ferramenta gera um nível de alimentação de energia elétrica reduzido, que é o necessário para que o aparelho seja "reativado" pelo usuário quase que imediatamente.

O suporte para o SATA Express permite que um conector SATA seja aplicado em uma interface PCI Express, praticamente duplicando a largura da banda para 16Gbps para a transmissão de dados. O padrão ainda é equipado com suporte para o Hybrid Information, que melhora o desempenho das unidades híbridas; M.2, que permite o uso de unidades SSD em aparelhos ultrafinos; suporte para o novo padrão de conexão Universal Storage Module, e Rebuild Assist, que acelera os processos de reconstrução de dados em sistemas RAID.

A empresa não informou quando os primeiros aparelhos com suporte para o novo padrão SATA 3.2 devem ser lançados no mercado mundial. Acredita-se que novos detalhes sobre a tecnologia sejam revelados durante a Flash Memory Summit, que ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, nos Estados Unidos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.