O que é e como funciona o AMD Lightning Bolt?

Por Ultradownloads

Após o lançamento do Intel Thunderbolt, a AMD não deixou por menos e lançou o seu próprio padrão que, embora apresente velocidade um pouco inferior, possui um custo bem mais acessível. Conhecido como Lightning Bolt, essa tecnologia de transmissão é capaz de oferecer velocidades ligeiramente inferiores às oferecidas pela interface USB 3.0, o que o torna um padrão barato para conectar múltiplos monitores em laptops.

Ao contrário do produto concorrente da Intel, a AMD desenvolveu o Lightning Bolt para fazer uso da tecnologia Eyefinity da empresa em laptops, opção comum nas placas de vídeo da empresa que são capazes de suportar até 6 monitores por placa. Se essa tecnologia emplacar, poderemos ter dispositivos portáteis conectados a múltiplos monitores sem nenhum gargalo de desempenho com a praticidade de ser compatível com as conexões e conectores DisplayPort.

Uma das grandes vantagens do Lightning Bolt é o seu baixo custo de implementação, acrescentando apenas US$ 1 por computador, ao contrário dos US$ 30 necessários para adicionar um hub do Intel Thunderbolt, porém ela é vista por muitos como uma evolução desnecessária. A interface DisplayPort 1.2 já é capaz de oferecer suporte a múltiplos monitores, o USB 3.0 fornece uma velocidade de transmissão de dados muito maior e portáteis com essas duas interfaces já deixam os usuários bastante satisfeitos.

Demonstração AMD

O que acha do padrão da AMD? Acredita que os laptops precisam dessa tecnologia?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.