O que é e como funciona o AMD Lightning Bolt?

Por Ultradownloads

Após o lançamento do Intel Thunderbolt, a AMD não deixou por menos e lançou o seu próprio padrão que, embora apresente velocidade um pouco inferior, possui um custo bem mais acessível. Conhecido como Lightning Bolt, essa tecnologia de transmissão é capaz de oferecer velocidades ligeiramente inferiores às oferecidas pela interface USB 3.0, o que o torna um padrão barato para conectar múltiplos monitores em laptops.

Ao contrário do produto concorrente da Intel, a AMD desenvolveu o Lightning Bolt para fazer uso da tecnologia Eyefinity da empresa em laptops, opção comum nas placas de vídeo da empresa que são capazes de suportar até 6 monitores por placa. Se essa tecnologia emplacar, poderemos ter dispositivos portáteis conectados a múltiplos monitores sem nenhum gargalo de desempenho com a praticidade de ser compatível com as conexões e conectores DisplayPort.

Uma das grandes vantagens do Lightning Bolt é o seu baixo custo de implementação, acrescentando apenas US$ 1 por computador, ao contrário dos US$ 30 necessários para adicionar um hub do Intel Thunderbolt, porém ela é vista por muitos como uma evolução desnecessária. A interface DisplayPort 1.2 já é capaz de oferecer suporte a múltiplos monitores, o USB 3.0 fornece uma velocidade de transmissão de dados muito maior e portáteis com essas duas interfaces já deixam os usuários bastante satisfeitos.

Demonstração AMD

O que acha do padrão da AMD? Acredita que os laptops precisam dessa tecnologia?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.