O que é MTBF?

Por Ultradownloads
MTBF são importantes na hora de comprar discos rígidos

Quando compramos uma peça de computador ou qualquer tipo de componente vemos uma sigla conhecida como MTBF (Mean Time Between Failures), que é um valor médio entre falhas medido pelo fabricante para o consumidor ou empresa ter uma estimativa de sua confiabilidade e calcular os custos de substituição de peças ou manutenção dos equipamentos.

E como ele é calculado? Cada fabricante utiliza a sua própria metodologia, de forma que não podemos comparar dois produtos de fabricantes diferentes para obter uma média. Durante os testes são colocados vários aparelhos ao mesmo tempo e o resultado é a mutiplicação das horas de funcionamento de todos eles juntos com a somatória de erros calculados.

Por exemplo, se uma empresa colocar 2000 discos rígidos para funcionar durante um mês seguido (720 horas) e dois deles apresentarem defeitos, o resultado é um defeito a cada 720000 horas (2000 x 720 / 2). Porém, ao contrário do que parece ser, esse tempo não diz absolutamente nada sobre a estimativa de tempo de vida do equipamento, já que no exemplo acima, os discos rígidos teriam uma durabilidade de mais de 80 anos!

Na hora de comprar um equipamento novo é sempre bom olhar o valor do MTBF calculado pela empresa no produto em questão, e quanto maior esse valor, melhor. Mas ele não deve ser levado em consideração de forma literal, pois é só uma estimativa de sua confiabilidade, e não um índice preciso.

Fontes de alimentação de PCs trazem o MTBF nas especificações

Costuma olhar o MTBF na hora da compra?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.