O que é MTBF?

Quando compramos uma peça de computador ou qualquer tipo de componente vemos uma sigla conhecida como MTBF (Mean Time Between Failures), que é um valor médio entre falhas medido pelo fabricante para o consumidor ou empresa ter uma estimativa de sua confiabilidade e calcular os custos de substituição de peças ou manutenção dos equipamentos.
E como ele é calculado? Cada fabricante utiliza a sua própria metodologia, de forma que não podemos comparar dois produtos de fabricantes diferentes para obter uma média. Durante os testes são colocados vários aparelhos ao mesmo tempo e o resultado é a mutiplicação das horas de funcionamento de todos eles juntos com a somatória de erros calculados.
Por exemplo, se uma empresa colocar 2000 discos rígidos para funcionar durante um mês seguido (720 horas) e dois deles apresentarem defeitos, o resultado é um defeito a cada 720000 horas (2000 x 720 / 2). Porém, ao contrário do que parece ser, esse tempo não diz absolutamente nada sobre a estimativa de tempo de vida do equipamento, já que no exemplo acima, os discos rígidos teriam uma durabilidade de mais de 80 anos!
Na hora de comprar um equipamento novo é sempre bom olhar o valor do MTBF calculado pela empresa no produto em questão, e quanto maior esse valor, melhor. Mas ele não deve ser levado em consideração de forma literal, pois é só uma estimativa de sua confiabilidade, e não um índice preciso.

Costuma olhar o MTBF na hora da compra?
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.