O que compensa mais: comprar um computador pronto ou escolher os componentes?

Será que compensa comprar um computador fechado?

Na hora de comprar um computador novo, o que compensa mais? Escolher entre os modelos disponíveis nas lojas ou selecionar componente por componente até chegarmos na configuração ideal para nós? Alguns preferem a praticidade de simplesmente ter acesso à máquina, ligar na tomada e começar a utilizar, outros dizem que os componentes dessas máquinas não são de qualidade e por isso preferem escolher todas as peças e montá-las, uma por uma.

Embora muitos digam que montar a máquina do zero é a melhor opção, não são todas as pessoas que se aventuram a fazer isso por conta própria, e muitas vezes pagar um valor adicional para que um especialista a monte torna o custo final inviável, além do risco de arcar com o prejuízo de queimar algum componente durante a montagem.

Para quem não está disposto a correr esse risco e prefere que as suas máquinas já venham montadas, existem empresas que permitem que o usuário escolha dentre uma série de opções na hora da compra, como processador e quantidade de memória. Segundo o gerente de produtos da Dell América Latina, Carlos Augusto Buarque de Almeida, máquinas montadas oferecem muito mais confiabilidade e desempenho. "Você tem uma garantia do funcionamento dos componentes".

Usuários avançados sempre preferiram montar as suas próprias máquinas

"Existe uma série de padrões no mercado de informática. Você fala: então eu compro uma placa-mãe X, uma placa de vídeo Y, mas a coisa não é tão simples assim", diz Augusto. Se montarmos nossa máquina e não dimensionarmos direito, corremos o risco não só de não ter a performance que esperávamos, mas que as peças também sejam incompatíveis entre si.

"Essa garantia do funcionamento dos diferentes componentes da máquina é um dos primeiros pontos", diz Augusto sobre as vantagens em se comprar uma máquina montada e coberta pela garantia de fábrica. Outra grande vantagem apontada pela empresa é o pouco tempo que os computadores ficam estocados, o que significa que o consumidor terá acesso a eles como se tivessem acabado de sair de fábrica. "Às vezes leva uns 7 dias, às vezes leva 14 dias para o cliente receber a máquina por conta disso".

Computadores montados pela empresa e vendidos diretamente ao consumidor parecem o meio termo entre os dois mundos, onde nem tantas opções e configurações são ofertadas, mas existe a garantia que todos os componentes funcionarão de forma balanceada e não ocorrerão erros. Esse modelo de negócios é adotado pela Apple faz bastante tempo em sua linha de Macbooks e Macs e realmente parece ser a melhor alternativa para o consumidor.

Dell

Do outro lado da moeda temos lojas especializadas em montagem de máquinas, como é o caso da Satcomp Informática, localizada na tradicional rua Santa Ifigênia, em São Paulo. “Depende do propósito do equipamento. Se é o primeiro computador, é melhor que ele compre um Dell ou um HP”, diz Reinaldo Martins, funcionário da loja. “Mas se o usuário quer o computador para uma aplicação mais gráfica, não precisa nem ser jogo, mas rodar um 3DMax ou AutoCAD, ele não tem esse perfil de equipamento na Dell, por exemplo. É nessa lacuna que o pessoal da Santa Ifigênia acabou operando”.

“90% dos computadores que nós vendemos são para jogos”, mostrando que este ainda é um segmento pouco explorado pelas marcas mais conhecidas. “No mercado que eles atendem eles são eficientes, sim. Computadores simples não são nem o nosso foco, é melhor que estes modelos sejam tratados pelos grandes”.

Sobre a garantia, ponto que muitos usuários ficam com um pé atrás na hora de montar uma máquina, Reinaldo explica que “ela é feita peça por peça. Se o usuário conseguir identificar o defeito e ainda estiver coberto pela garantia a gente troca a peça na hora. Depois a gente se entende com o fabricante”, afirma. Peças vendidas individualmente costumam ter a garantia de um ano, em alguns casos chegando a 5 anos em produtos de marcas mais especializadas.

E você, leitor? Prefere montar as suas máquinas ou comprá-las direto da loja? Qual acha que oferece melhor desempenho e maior durabilidade? Comente!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.