Novo padrão Bluetooth 4.1 é anunciado e traz novidades

Por Redação | 05.12.2013 às 16:12

O consórcio Bluetooth SIG (Special Interest Group), grupo de empresas que mantém a tecnologia, anunciou o novo padrão Bluetooth 4.1, cujo foco maior é a conectividade.

A atualização não trouxe muitas inovações, mas proporcionou diversas melhorias em relação à versão 4.0. A principal delas é a adição de recursos do sistema para o usuário final, como por exemplo fazer com que o Bluetooth e o LTE (rede 4G) possam funcionar simultaneamente, sem interferirem uns com os outros. Além disso, os fabricantes de dispositivos têm agora mais controle sobre alguns aspectos técnicos.

Outro foco da atualização é fazer com que seja mais fácil para os desenvolvedores utilizarem a plataforma, e permitindo que qualquer dispositivo possa funcionar como um periférico e um hub ao mesmo tempo. Por exemplo, um smartwatch poderá estar conectado ao seu smartphone, e ao mesmo tempo estar em comunicação com um monitor cardíaco ou um sensor no seu tênis.

Também foi adicionado um recurso para criação de canais dedicados, que poderão ser usados para conexões via IP. A idéia do grupo é fazer do Bluetooth um importante componente da "Internet das Coisas", conceito utilizado para denominar um mundo completamente conectado, com sensores, conexões sem fio, etc.

No entanto, a novidade ainda não está disponível para todos. Para que tenhamos acesso ao novo recurso, é necessário que os fabricantes alterem não só o hardware de seus produtos, como também insiram o novo padrão nos seus sistemas operacionais.