Nova tecnologia permitirá 'imprimir' baterias com impressoras 3D

Por Redação | 26 de Novembro de 2013 às 18h43

Impressões em 3D certamente decolaram nos últimos anos e temos visto incríveis produtos criados usando apenas um destes dispositivos. Agora as coisas chegaram a um ponto em que poderemos imprimir baterias. Antigamente, fazer isso causava inúmeros problemas, o que tornava o processo inviável.

Porém, agora temos disponíveis novas tintas e ferramentas que tornam possível imprimir baterias de íons de lítio. O site Technology Review visitou recentemente a cientista de materiais Jennifer Lewis, da Universidade de Harvard, para ver como o trabalho dela com impressão 3D de baterias está se saindo.

Apesar de ser algo bem recente, não deve demorar até que nós mesmos possamos imprimir baterias para usar em nossos dispositivos. Lewis usa uma tecnologia que faz uso de uma série de "tintas funcionais que podem se solidificar, transformando-se em baterias e componentes simples, como eletrodos, fios e antenas".

Essas tintas são depositadas utilizando extrusores de alta pressão com extrema precisão, forçando-as de acordo com a temperatura do ambiente. O material seca rapidamente, acabando por formar o componente desejado. O processo todo para imprimir uma bateria leva poucos minutos. Resta saber agora quanto tempo elas duram.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.