MIT desenvolve "Kinect do futuro"

Por Redação | 15 de Outubro de 2013 às 16h38
photo_camera Neowin

Segundo o Slashdot, o MIT, Massachusetts Institute of Technology, desenvolveu uma tecnologia que, através de ondas de rádio, é capaz de detectar uma pessoa com uma precisão aproximada de 10 centímetros (inclusive através de paredes). Os pesquisadores dizem que a principal finalidade dessa tecnologia, que é chamada de "Kinect do futuro" é detectar pessoas em movimento em outros ambientes (algo que pode ser útil em alarmes, por exemplo), mas também pode ser utilizada em jogos.

Kinect Xbox One

Antes já era possível localizar uma pessoa através de uma rede Wi-Fi, com um roteador doméstico, por exemplo, desde que o "alvo" estivesse com um transmissor. O transmissor poderia ser qualquer aparelho que possuísse uma antena Wi-Fi, como laptops e smartphones (a não ser que o seu celular seja muito, muito velho) e assim determinar a sua localização com precisão parecida.

O "Kinect do futuro", que provavelmente ganhará um nome próprio em pouco tempo, não requer um transmissor, sendo a grande inovação do projeto. Ao invés de utilizar um aparelho transmissor, é o próprio corpo humano que reflete o sinal (imaginem algo parecido com um sonar, só que sem a água). Segundo Fadel Adib, estudande de PHD do projeto, a precisão é "maior do que o estado de arte de qualquer tipo de localização via Wi-Fi", mostrando ser uma tecnologia bastante promissora.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.