Os famosos processadores Bulldozer da AMD

Por Pedro Cipoli | 17.01.2012 às 13:46 - atualizado em 29.09.2012 às 17:13
AMD Bulldozer FX-8150

Depois de quase oito anos investindo em melhorias na arquitetura AMD64, resultando em versões maduras do Athlon II e Phenom II, a série Bulldozer (codinome Zambezi) foi finalmente lançada, construída praticamente do zero mas aproveitando os bons recursos da geração anterior.

Inicialmente os modelos lançados são:

Modelos Bulldozer já lançados

E mais dois modelos estão previstos:

Lançamentos futuros previstos para a série Bulldozer

E, como você pode observar, os altos clocks e uma generosa cache L3 é regra em todos os modelos. Uma característica importante também é a altíssima margem de overclock, tanto que o modelo FX-8150 bateu o recorde mundial com incríveis 8.58 GHz!

Nessa nova arquitetura foi implementada a tecnologia Turbo Core, semelhante à Turbo Boost da Intel, que permite altos ganhos de clock sem aumento de tensão, e também foram introduzidos novos conjuntos de instruções, o SSE 4.1 e 4.2 (voltadas para aplicações multimídia), AVX (codificação), XOP (futura SSE 5) e FMA (intruções complexas).

No dia 25 de novembro de 2011 a AMD fez o anúncio oficial de sua nova arquitetura no Brasil (e nós estávamos lá), destacando suas vantagens frente aos modelos do concorrente Intel em relação ao desempenho e economia de energia. O engenheiro da empresa, Roberto Brandão, destacou que essa é a primeira geração e a arquitetura irá amadurecer bastante com o tempo e possíveis ajustes e correções, mas os resultados iniciais já surpreendem.

Em relação ao chipset utilizado, foi perguntado se a AMD planeja desenvolver um dedicado ao novo processador, já que o 990FX nada mais é que uma versão do 890FX (soquete AM3) adaptado para o AM3+, e Brandão garantiu que sim, que será a série 1000, prevista para ser lançada no começo de 2012.