Intel vai demonstrar overclock de SSDs no IDF 2013

Por Redação | 28 de Agosto de 2013 às 13h18
Tudo sobre

Intel

Durante seu próximo evento dedicado aos desenvolvedores, o Intel Developer Forum (IDF) 2013, a Intel vai realizar overclock em SSDs – a primeira demonstração pública do hack feita pela empresa. A sessão dedicada ao overclocking está marcada para o dia 10 de setembro, mas a fabricante não informou mais detalhes a respeito da demonstração.

Enquanto overclock de processadores, placas de vídeo e até mesmo de memória RAM são relativamente comuns, a prática aplicada a SSDs é praticamente inédita – mas isso não significa que seja teoricamente impossível. Mas, o pessoal do ExtremeTech ressalta alguns possíveis riscos no processo: problemas de estabilidade e diminuição da longevidade do SSD. Em outras palavras, a confiabilidade da unidade poderia ser uma grande preocupação.

É difícil especular sobre o processo com base em tão pouca informação, mas talvez o overclocking seja centrado no chip controlador do SSD, ou então em sua interface de armazenamento – seja SATA ou PCIe. De qualquer forma, a possibilidade de o overlock corromper os dados na hora de gravá-los ou lê-los parece grande, de acordo com os rumores do mercado. De qualquer forma, teremos que esperar até o próximo dia 10 para ver o que a Intel tem para apresentar.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.