Intel prepara processadores de alta performance

Por Ultra Downloads | 04.06.2012 às 08:30
Intel Ivy Bridge

Em nossos artigos sobre TDP e Overclock, mostramos que depois de uma determinada frequência de operação dos processadores, eles começam a inverter a relação performance/consumo elétrico, exigindo cada vez mais energia para funcionar, o que não é problema em estações de trabalho de alto desempenho.

Para atender esse mercado específico de usuários bastante exigentes em relação à performance de suas máquinas, a Intel está preparando modelos baseados nas gerações Ivy Bridge e Haswell (esta última ainda inédita) com TDPs de 150 W até 180 W, o que é um grande salto em relação aos 135 W máximos que vemos em processadores top de linha atualmente.

Os modelos de CPUs trarão 10 núcleos de processamento (contra os 8 que vemos atualmente), generosos 25 MB de cache L3, frequência de operação de 3.2 GHz e suporte para memórias de até 1866 MHz. Estes últimos, conhecidos como Ivy Bridge EP, farão parte da série Xeon E5 e equiparão também alguns servidores, sendo que neles poderão ser colocados 4 ou mais processadores por placa.