Intel lança segunda geração da placa Galileo

Por Redação | 24 de Julho de 2014 às 09h00

A Intel anunciou o lançamento da segunda geração da placa de desenvolvimento Galileo, que é a primeira placa compatível com Arduino baseada em sua arquitetura. A Intel Galileo Gen 2 é equipada com um system-on-a-chip pertencente à família Quark, que possui produtos com consumo reduzido e núcleos pequenos, e foi desenvolvida para diversos públicos, desde estudantes e professores, até entusiastas e desenvolvedores.

A Intel afirma que a nova placa possui o poder de um processador Intel Quark SoC X1000, combinando a possibilidade de desenvolvimento para soluções mais simples. Os programadores poderão utilizar o ambiente de desenvolvimento Arduino e a plataforma de software Linux com a segunda geração da placa.

A primeira geração da Galileo Gen foi anunciada em 2013 durante a Maker Faire e faz parte da família de prototipagem e desenvolvimento de plataformas versáteis. A chegada da segunda geração promete facilitar ainda mais a programação para desenvolvedores iniciantes, artistas e pessoas que pretendem levar projetos para sistemas mais interativos.

A Galileo Gen 2 recebeu melhorias de acordo com o feedback recebido dos usuários. Dessa forma, a empresa trabalhou para que a segunda geração tivesse melhor desempenho GPIO; mais precisão PWM, para um melhor controle motor; além de novas interfaces de entrada e saída que facilitam as conexões.

Para os usuários que desejam expandir ainda mais as suas capacidades, a placa também é compatível com Power-over-Ethernet.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.