Intel garante que o Android não está pronto para seus processadores multi-core

Por André Fogaça | 11 de Junho de 2012 às 10h55

A fabricante de processadores Intel diz que testou alguns aparelhos Android equipados com o seu chip para dispositivos móveis, e que não encontrou bom aproveitamento do sistema operacional quando acompanhado de processadores com mais de um núcleo.

Esta afirmação vem do diretor geral para área mobile da empresa, Mike Bell. De acordo com o executivo, o sistema operacional móvel do Google ainda não sabe lidar com as tarefas que devem ser organizadas entre os núcleos disponíveis, sejam eles dois ou quatro cores.

Chip Tegra 3

Bell disse que em testes internos, chips com múltiplos núcleos demonstraram desempenho inferior quando comparados com outros de um só núcleo. Infelizmente não foi apontado qual chip foi testado, se um Samsung, ou um Nvidia ou até o representante da Qualcomm.

Os smartphones que contam com processador Intel Atom Medfield, que conhecemos durante a Intel Developer Forum deste ano, rodam com apenas um núcleo. Há instruções para emular mais núcleos com a tecnologia hyperthreading, mas este recurso não faz qualquer diferença na performance do sistema como um todo.

Segundo Bell, se os fabricantes de processadores trabalhassem melhor com o Android para criar um agendamento de tarefas correto para cada núcleo, poderíamos encontrar tanto ganho de desempenho quanto o que ocorre nos computadores.

Fonte: The Inquirer

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.