Intel está prester a lançar processadores com 16 threads na Computex desse ano

Por Pedro Cipoli | 14 de Março de 2014 às 15h30

Depois que uma nova geração de processadores da Intel ganha algum tempo de mercado, a empresa lança uma versão voltada para entusiastas, uma linha especial destinada a overclockers. Isso já acontece há algum tempo, e agora é a vez da geração Haswell receber o seu modelo, apelidado de Haswell-E (E para Enthusiast). Porém, ao contrário das gerações anteriores, Nehalem, Sandy Bridge-E e Ivy Bridge-E, esses novos modelos trarão 8 núcleos de processamento ao invés de 6, resultando em 16 threads com a tecnologia Hyperthreading.

Isso significa que há muito o que esperar dessa nova geração, afinal, além do ganho de desempenho inerente de uma arquitetura mais avançada, temos as tecnologias exclusivas da série Extreme de processadores, agora com 2 núcleos e quatro threads a mais, sendo o que há de melhor para quem gosta de overclockar suas máquinas ao extremo. Segundo o TweakTown, o Haswell-E será compatível somente com o chipset X99, sendo que ambos ainda serão anunciados na Computex deste ano em Taipei, Taiwan.

Haswell-E

Entre os detalhes já divulgados, sabemos que este é o primeiro processador de desktop da Intel com 8 núcleos físicos (ela já possui modelos voltados para servidores e workstations com 8 ou mais núcleos), impressionantes 20 MB de cache L3 (mesmo os modelos mais avançados possuem 8 MB), 40 linhas PCIe 3.0, tecnologia Turbo Boost 2.0 e suporte a 4 canais de memória DDR4, algo que também trará um enrome ganho de desempenho. Naturalmente, será fabricado com uma litografia de 22 nanômetros, como a geração Haswell que já está no mercado.

A arquitetura Haswell-E será compatível somente com os soquetes 2011-3 e chipset X99, o que obriga quem quiser utilizá-lo a comprar uma placa-mãe compatível. Durante a Computex 2014, fabricantes como ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock devem anunciar modelos compatíveis, como costuma acontecer há alguns anos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.