Intel está prester a lançar processadores com 16 threads na Computex desse ano

Por Pedro Cipoli | 14 de Março de 2014 às 15h30
Tudo sobre

Intel

Depois que uma nova geração de processadores da Intel ganha algum tempo de mercado, a empresa lança uma versão voltada para entusiastas, uma linha especial destinada a overclockers. Isso já acontece há algum tempo, e agora é a vez da geração Haswell receber o seu modelo, apelidado de Haswell-E (E para Enthusiast). Porém, ao contrário das gerações anteriores, Nehalem, Sandy Bridge-E e Ivy Bridge-E, esses novos modelos trarão 8 núcleos de processamento ao invés de 6, resultando em 16 threads com a tecnologia Hyperthreading.

Isso significa que há muito o que esperar dessa nova geração, afinal, além do ganho de desempenho inerente de uma arquitetura mais avançada, temos as tecnologias exclusivas da série Extreme de processadores, agora com 2 núcleos e quatro threads a mais, sendo o que há de melhor para quem gosta de overclockar suas máquinas ao extremo. Segundo o TweakTown, o Haswell-E será compatível somente com o chipset X99, sendo que ambos ainda serão anunciados na Computex deste ano em Taipei, Taiwan.

Haswell-E

Entre os detalhes já divulgados, sabemos que este é o primeiro processador de desktop da Intel com 8 núcleos físicos (ela já possui modelos voltados para servidores e workstations com 8 ou mais núcleos), impressionantes 20 MB de cache L3 (mesmo os modelos mais avançados possuem 8 MB), 40 linhas PCIe 3.0, tecnologia Turbo Boost 2.0 e suporte a 4 canais de memória DDR4, algo que também trará um enrome ganho de desempenho. Naturalmente, será fabricado com uma litografia de 22 nanômetros, como a geração Haswell que já está no mercado.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

A arquitetura Haswell-E será compatível somente com os soquetes 2011-3 e chipset X99, o que obriga quem quiser utilizá-lo a comprar uma placa-mãe compatível. Durante a Computex 2014, fabricantes como ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock devem anunciar modelos compatíveis, como costuma acontecer há alguns anos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.