Intel anuncia novo trio de processadores Atom para servidores

Por Redação | 10 de Abril de 2013 às 17h05

A Intel anunciou na última terça-feira (9) um novo trio de microprocessadores Atom de baixo consumo para servidores. O anúncio foi feito durante o Intel Developer Forum (IDF) 2013, que acontece na China.

Os novos chips Atom foram apresentados com os codinomes Briarwood, Avoton e Rangeley pela vice-presidente e gerente geral do grupo de marketing na área de data centers e sistemas conectados da Intel, Lisa Graff.

O chip Briarwood, formalmente chamado de processador Intel Atom S12x9, já está disponível e pode ser usado para dispositivos de armazenamento. Ele pode fornecer até 40 pistas de PCIe 2.0 integrados, além de outros elementos para lidar com múltiplos dispositivos.

Já os processadores Avoton e Rangeley serão lançados no segundo semestre deste ano e usarão a microarquitetura Silvermont da Intel. O primeiro deles utiliza a tecnologia de 22 nanômetros da fabricante e será voltado para atender microsservidores, ou servidores corporativos que utilizam grande quantidade de núcleos de baixa potência. Já o Rangeley será utilizado em dispositivos de rede, incluindo roteadores, switches e dispositivos de segurança.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.