Huawei anuncia processador octa-core e promete 4G mais rápido

Por Redação | 12 de Junho de 2014 às 08h17

A gigante chinesa Huawei anunciou na semana passada seu mais novo processador, o primeiro com oito núcleos. O Kirin 920 é constituído por dois processadores de 4 núcleos cada, o Cortex-A15 e o Cortex-A7, que trabalham simultâneamente e são acompanhados de uma poderosa GPU Mali-T628. As informações são do Engadget.

Outras empresas também já comercializam processadores de 8 núcleos, como é o caso do Exynos 5 Octa da Samsung e o MT6595 da MediaTek, que também lançará um produto do tipo ainda esse ano. O destaque do Kirin 920, no entanto, está no 4G: segundo a Huawei, ele vem com um chip LTE multi-modo da Categoria 6 que permitirá conexões de até 300 Mbps em redes que estão configuradas para agregação de operadoras. Esse tipo de tecnologia já está em operação ou em testes em Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e Alemanha.

Huawei Kirin 920

A Qualcomm, rainha dos processadores móveis, também planeja lançar um chip do tipo, com LTE Categoria 6, mas este não chegará ao mercado antes de 2015. Já os demais concorrentes, como Samsung e Intel, ainda não integram o LTE em seus processadores e têm que utilizar modens 4G a parte.

Outros recursos do Kirin 920 incluem 13 co-processadores para movimentos, que aparentemente são de baixo consumo, e um processador de áudio Tensilica HIFI3, cujo obetivo é reduzir a carga do processador principal para tarefas mais rotineiras.

A empresa não informou datas para a chegada ao mercado de smartphones com o novo chip, mas a expectativa é que isso ocorra ainda este ano. É provável, também, que os smartphones da companhia sejam os primeiros a receberem os processadores.

Para nós, brasileiros, nem adianta se animar. Diferentmente da China, a velocidade 4G por aqui depende das operadoras e a velocidade ofertada mal chega a 10 Mbps. Ou seja, é bem provável que nossas operadoras nunca forneçam tecnologia para tais velocidades.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.