Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gás hélio garantirá mais espaço de armazenamento aos HDs

Por| 15 de Setembro de 2012 às 15h25

Link copiado!

Gizmodo
Gizmodo

Um tipo de HD diferente foi anunciado essa semana pela fabricante Western Digital. Com sua estrutura inalterada, o compartimento do disco rígido continua sendo o mesmo: alguns discos e cabeças magnéticas que gravam dados. A diferença está no gás utilizado no hardware: em vez de ar comum, será utilizado gás hélio, para garantir maior capacidade de armazenamento e menor consumo de energia. Saiu no PCWorld.

A ideia foi desenvolvida pela Hitachi, subsidiária da Western Digital. O gás hélio permite que o HD trabalhe sob temperaturas mais elevadas e utilize discos mais finos. Assim, cabem mais discos no espaço, o que aumenta a capacidade de armazenamento do HD.

Se um HD convencional armazena 4TB, um utilizando gás hélio armazenará 5,6. A Hitachi aposta no emprego destes novos discos rígidos em datacenters, pois o aumento da capacidade de armazenamento é bastante significativo.

De acordo com o planejamento da empresa, a partir do ano que vem começaremos a ver alguns exemplares destes novos HDs no mercado, mas a produção em massa do hardware deve começar no prazo de 2 anos. A Hitachi adianta que os preços dos novos dispositivos não será nada abusivo.

Continua após a publicidade

O único problema é que as reservas de gás hélio podem se esgotar em menos de 30 anos. A partir de então, tais itens se tornarão preciosidades de altíssimo custo.