Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em breve, também será possível "tocar objetos" em realidade virtual

Por| 01 de Outubro de 2014 às 13h46

Link copiado!

Kotaku US
Kotaku US

Os avanços no campo da realidade virtual nunca foram tão promissores. Iniciativas como o Oculus Rift (da Oculus VR/Facebook) e o Projeto Morpheus (da Sony) provaram que ambientes virtuais para entretenimento e simulação podem ser realmente viáveis, ao contrário dos cenários mal feitos e limitados de décadas atrás. Mas e se além de passear por esses ambientes também fosse possível tocar objetos e sentí-los com seus dedos?

Essa é a proposta da Dextra Robotics, que está desenvolvendo uma espécie de luva exoesquelética que promete ao usuário sentir objetos virtuais com o seu tato como se estivesse tocando em objetos reais. As informações são do Kotaku US.

A estranha luva, chamada de STEM System, é uma espécie de armação composta por hastes que se prendem aos cinco dedos da mão e que são conectadas a servomotores. Esses servomotores são ativados dependendo da interação com o ambiente virtual, oferecendo respostas à medida que objetos são tocados na simulação.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores descrevem o funcionamento do STEM System:

"Funciona da seguinte maneira: quando o avatar que você está controlando toca em um objeto digital, um sinal é enviado de volta via nosso SDK para o Dexmo F2 (nome dado a um dos componentes do sistema), fazendo com que os pequenos motores dobrem as juntas e travem o exoesqueleto. Quando você fecha seus dedos uma força normal será criada nas pontas deles".

Entretanto, a simulação tátil ainda está longe de ser perfeita: como a luva da Dextra Robotics está em fase de protótipo, ainda é necessário fazer diversos ajustes para permitir que variações de força e de pressão sejam sentidas pelo usuário. No momento, apenas a sensação de "tocar" ou "não tocar" é percebida, o que permite sentir o toque de objetos sólidos (como um tijolo), mas impede que se sinta o toque de objetos macios (como um travesseiro). O protótipo atual foi construído com uma impressora 3D, mas segundo a empresa o produto final deverá ser feito de metal.

A Dextra Robotics iniciará uma campanha no Kickstarter ainda este mês para viabilizar a construção do dispositivo em larga escala. Dependendo do interesse do público, especula-se que o preço final do STEM System deva ficar na faixa dos 200 dólares.