E3 2013: AMD lança o primeiro processador de 5GHz do mundo, voltado para gamers

Por Redação | 12 de Junho de 2013 às 12h55
photo_camera divulgação

A AMD anunciou nesta terça-feira (11) os primeiros microprocessadores de 5GHz para computadores pessoais, mas infelizmente, o anúncio surgiu em uma época que o entusiasmo acerca da velocidade dos processadores nos PCs está muito reduzido. Os novos modelos de processadores, o FX-9590 de 5GHz e o FX-9370 de 4,3GHz, foram projetados em cima da arquitetura 'Piledriver', que garante mais velocidade de clock. As informações são do PC World.

Os novos chipsets saem de fábrica 'destravados', o que significa que os usuários finais são livres para aumentar a velocidade de clock do seu processador e níveis de voltagem. No entanto, a ampliação dos dois quesitos pode ocasionar possíveis superaquecimentos do componente.

A companhia não informou quanto os novos chips irão custar e os consumidores não poderão adquiri-los diretamente neste primeiro momento, principalmente em seu lançamento. Acredita-se que a AMD irá fornecê-los aos integradores de sistemas como Maingear, que deverá empregá-los em PCs high-end voltados para jogos.

"Na E3 desta semana, a AMD demonstrou porque é líder no setor de jogos", afirmou em nota Bernd Lienhard, vice-presidente corporativo e gerente geral de produtos da AMD. "O novo processador FX de 5 GHz é uma declaração enfática dos gamers mais exigentes que buscam experiências em ultra-resolução, incluindo a tecnologia AMD Eyefinity. Esta é outra inovação que a AMD tem orgulho de entregar: o primeiro processador de 5GHz comercialmente disponível no mundo".

Nos últimos anos, a AMD tem focado no mercado de jogos para PCs, o que tem proporcionado aos publicadores de games transformar o PC em uma plataforma com qualidade superior e garantir experiência completa para os jogadores. Recentemente, a empresa também lançou sua "estratégia de jogo unificado" para reunir o desenvolvimento de jogos para consoles e computadores em um código de base comum.

Leia também: COMPUTEX: AMD anuncia nova geração de processadores, placas de vídeo e APUs

O microprocessador de 5GHz da AMD também será voltado para o mercado conhecido como 'overclocking', que nada mais é do que um pequeno nicho de entusiastas dos PCs que, usando de arrefecimento líquido, nitrogênio líquido e outros métodos inusitados, visa esfriar os microprocessadores até serem levados a um ponto superior de suas velocidades nominais, com o auxílio de controles de software. O processo de 'overclock' pode comprometer a garantia do processador, bem como arriscar sua fusão, mas produtores de placas-mãe costumam incluir programas utilitários que permitem que os entusiastas da técnica possam arriscar com uma determinada margem de segurança.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.