Você reclama do seu mouse?

Por Ultra Downloads | 08.02.2012 às 18:41 - atualizado em 16.07.2012 às 19:53

Hoje em dia a maioria dos computadores vendidos já vem com um mouse de fábrica, e você já pensou em usar um pc sem o mouse? É realmente difícil imaginar o uso da máquina sem a presença dele, certo? Mas você sabe qual foi o primeiro modelo lançado no mundo?

Ao contrário do que muitos pensam, não foi Steve Jobs quem o criou, e sim um cientista chamado Douglas Englebart, pesquisador do Instututo de Pesquisas de Stanford, em 1964. Como pode ver na imagem abaixo, ele era feito de madeira e só tinha um botão:

O primeiro mouse, criado por Douglas Englebart

Esse mouse possuía uma esfera na parte de baixo que movimentava três eixos para calcular o movimento motor, funcionamento semelhante ao de modelos mais antigos encontrados em uso ainda hoje (o famoso "mouse-de-bolinha").

Como na época ainda não existiam interfaces gráficas (janelas com botões, menus, etc), a invenção de Douglas ficou restrita ao uso no círculo acadêmico até a década de 80, justamente quando a Apple começou a vender os seus modelos Apple Lisa com mouse de fábrica, popularizando o seu uso para o grande público.

Mouse do Apple Lisa

A Microsoft também teve uma importante participação na popularização do periférico, já que o primeiro sistema operacional com interface gráfica lançado pela empresa, em 1992 (o Windows 3.1), fazia deste um dispositivo indispensável.

Atualmente os modelos mais avançados são equipados com um laser de altíssima precisão e incluem botões adicionais, voltado aos usuários gamers e profissionais. Desde a época do lançamento até hoje, a precisão do mouse aumentou bastante, mas o seu funcionamento é basicamente o mesmo.

A transição da esfera mecânica para a leitura óptica foi a maior evolução, pois eliminou a desagradável necessidade de limpar os eixos de tempos em tempos, pois eles acumulavam muita poeira.

Modelos mais auais trazem a tecnologia do laser para aumentar a precisão

Quase igual ao primeiro, não?

E você, já teve que desmontar um mouse para limpá-lo? Conte pra nós!