Conheça o Intel HD 4000, chip gráfico dos processadores Ivy Bridge

Por Ultradownloads
photo_camera divulgação
Intel HD Graphics logo

O lançamento dos novos processadores da Intel, série Ivy Bridge deixou os entusiastas por desempenho não só animados com a maior capacidade de processamento, como também com incertezas do que o chip gráfico que o equipa é capaz.

A incorporação de chips gráficos nos processadores representa um marco na história da computação, permitindo que usuários menos exigentes possam desfrutar de um desempenho gráfico razoável sem necessitar de uma placa de vídeo externa, porém até agora a Intel tem decepcionado muitos usuários ao superestimar a capacidade de seus chips, fato que parece estar mudando com o lançamento do Intel HD série 4000.

Anunciada no Intel Developer Forum (IDF) em 2012, o novo processador de vídeo traz suporte nativo a PCI Express 3.0, DirectX11, OpenCL 1.1, aceleração AVX e suporte a até três monitores simultaneamente. Em determinados aplicativos o novo chip gráfico conseguiu uma performance quase três vezes maior do que o modelo anterior, série 3000, mas ainda assim fica bastante atrás de placas de video dedicadas de entrada, como a Nvidia GeForce GT 240, em que alcançou uma média de resultados 36% inferior. Confira abaixo os testes:

Intel HD 4000 vs Nvidia Geforce GT 240 - Créditos: www.expreview.com

Embora esse resultado possa decepcionar alguns, é importante lembrar que esses chips são voltados para o uso casual, como entrenimento multimídia e jogos com baixa exigência de recursos. Para o usuário comum, que necessita apenas que seu computador ou notebook realize todas as terafas necessárias do dia-a-dia, essa atualização no chip rompe a necessidade de se adquirir uma placa à parte e barateia o custo final desses equipamentos. Confira o vídeo de divulgação:

E você, acha que o Intel HD 4000 é capaz de lidar com as tarefas do dia-a-dia ou que ainda é necessário uma placa de vídeo à parte?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.