Conheça o APC da VIA, mais um concorrente do Raspberry Pi

Por Ultra Downloads | 24.05.2012 às 12:50
Android PC System da VIA

O Raspberry Pi surpreendeu o mercado ao ser apresentado como um computador do tamanho de um cartão de crédito, capaz de suportar um sistema operacional completo por apenas US$ 25. Outros fabricantes, incluindo a Intel com o seu NUC, não querem deixar por menos. Agora a VIA, terceira maior fabricante de processadores do mundo, traz ao mercado o Android PC System, ou APC, para esquentar a briga.

Trazendo um SoC VIA WonderMedia com um processador ARM11 operando a 800 MHz e 512 MB de memória RAM, o APC parece ser à primeira vista uma versão mais potente do Raspberry Pi, mas é capaz de suportar resoluções de apenas 1280x720, contra os 1920x1080 do concorrente devido à GPU mais fraca. Essa limitação gráfica é compensada por decodificação de vídeo via hardware, o que torna o APC capaz de reproduzir conteúdos multimídia com bastante desenvoltura.

Dentre os pontos negativos temos o consumo de energia, bem maior que o do Raspberry Pi (13,5 watts contra apenas 6 watts do concorrente) e o Android 2.3 como único sistema operacional suportado, o que pode desagradar bastante os usuários que aguardavam uma experiência completa de desktop. Pela bagatela de US$ 45 é possível adquirir o APC a partir de qualquer lugar do mundo sem o pagamento de impostos, o que dá aproximadamente pouco mais de cem reais, contando com o frete.

Embora não substitua o desktop no uso cotidiano, esta é uma excelente opção de computador adicional para tarefas mais leves e instituições de ensino, embora envolva o problema adicional de que o preço cobre apenas a placa (como vista acima), não existindo ainda nenhuma opção de case para armazenar o aparelho.