Conheça detalhes da nova arquitetura de processadores de alto desempenho da AMD

Por Redação | 21 de Outubro de 2014 às 10h01
TUDO SOBRE

AMD

A AMD prepara-se para lançar em 2016 uma nova arquitetura de processadores x86 de alta performance fabricada pelo processo FinFet de 16nm. A empresa vem se fortalecendo com a contratação de nomes de peso da indústria de processadores, como foi o caso de Raja Koduri, Mark Papermaster e Jim Keller, que são alguns dos responsáveis pela nova empreitada.

Segundo o site Hardware, o desenvolvimento das APUs Carrizo parece estar em processo final, visto que já há quem noticie que elas podem ser lançadas em dezembro deste ano - antes a expectativa era que só ficasse pronta em 2015. Atualmente, a linha de APUs Carrizo é tida como prioridade pela AMD antes da chegada da arquitetura Zen, o que deve acontecer no ano de 2016. Com este próximo lançamento, a fabricante coloca fim a arquitetura Bullzoder e abre espaço para a chegada da arquitetura Zen.

Processadores AMD

Rory Read, ex-CEO da AMD, havia afirmado que a empresa continuaria a aperfeiçoar a tecnologia de fabricação de processadores, com a transição para o processo 16nm FinFet previsto para 2016, o que significa que a arquitetura de 16nm poderá estar presente nos processadores Zen.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Lisa Su, CEO da norte-americana, revelou que está em busca de novos mercados e que ela está planejando novos projetos de CPUs tanto para os processadores ARM quando para os x86, aproveitando-se de atualizações de servidores densos.

Em 2015, a AMD planeja lançar as APUs de 20nm para o mercado de servidores, fazendo parte de uma iniciativa paralela de fundir os processadores ARM e x86 no mesmo socket.

Especificações e mais informações sobre a arquitetura Zen ainda são bastante escassas, sendo assim, teremos que aguardar por mais novidades da AMD, ainda que já exista a certeza de que haverá um grande aumento de desempenho comparado às atuais arquiteturas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.