Computadores equipados com chips Kaveri, da AMD, serão lançados em janeiro

Por Redação | 12 de Novembro de 2013 às 14h38

A nova geração de APUs da AMD já está prestes a ser lançada. Segundo o TechRadar, a companhia revelou estar pronta para lançar computadores equipados com o hardware em 14 de janeiro de 2014. Durante a APU13 Developer Summit, a fabricante revelou que suas unidades de processamento Kaveri chegarão em desktops, notebooks, sistemas embarcados e servidores.

De acordo com o PC World, os executivos da AMD anunciaram que a performance do Kaveri chegará aos 856 gigaflops. Um diagrama mostrado pela empresa parece mostrar dois núcleos de CPU "Streamroller" e oito núcleos gráficos Radeon. Os executivos ainda não revelaram o quão rápidos os novos chips serão, nem quanto irão custar. No entanto, uma nota de rodapé em um slide da apresentação durante a APU13 parecia mostrar que o chip teria quatro núcleos de CPU rodando a 3.7 GHz e 512 GPUs rodando a 720 MHz.

Kaveri

Desempenho do chip Kaveri (Foto: TechRadar)

A nova geração

Os chips Kaveri são a terceira geração de APUs de alta performance da AMD e a primeira com arquitetura heterogênea. O hardware suporta a tecnologia TrueAudio da AMD, bem como sua API Mantle.

Espera-se que os Kaveri elevem os dispositivos a um "novo patamar gráfico, computacional e de eficiência". Para mostrar o desempenho da nova linha, a AMD comparou uma máquina rodando a APU contra outra com um combo formado por uma CPU Intel Core i7 4470K e uma GPU Nvidia GeForce GT630, durante uma apresentação do jogo Battlefield em 1080x1920. Como afirma o TechRadar, o Kaveri foi muito mais eficiente, rodando quase o dobro de frames por segundo.

Mais detalhes sobre a linha Kaveri serão revelados durante a CES 2014.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.