Buscando se consolidar no mercado, HGST anuncia SSD "mais rápido do mundo"

Por Redação | 04.08.2014 às 17:00
photo_camera Reprodução

O mercado de armazenamento de dados vem tentando se inovar a cada ano que passa e a medida que as companhias aparentemente parecem ter alcançado o limite das tecnologias de armazenamento. Agora, depois da Seagate afirmar já ter despachado os HDs com maior capacidade de armazenamento do mundo, é a vez da HGST trazer o que ela chamou de "SSD mais rápido do mundo".

A revelação foi feita pela companhia nesta segunda-feira (04) durante a Flash Memory Summit 2014, que ocorre em Santa Clara, na Califórnia (EUA). De acordo com a empresa, o novo dispositivo utiliza uma arquitetura completamente nova e diferente do padrão utilizado atualmente pela indústria. Graças à utilização da interface PCIe, o SSD é capaz de executar mais de 3 milhões de operações aleatórias de leitura e escrita de 512 bytes por segundo. A latência também surpreende e é de apenas 1,5 microsegundos.

De acordo com o presidente executivo da HGST, Steve Campbell, o feito só foi alcançado devido a melhorias de hardware e software. "Essa tecnologia é o resultado de vários anos de pesquisa e desenvolvimento direcionados à soluções focadas no setor corporativo", disse Campbell num comunicado enviado à imprensa. "A combinação entre a interface de baixíssima latência da HGST e a nova geração de memórias não voláteis proporciona desempenho sem precedentes e cria oportunidades para novos softwares e sistemas de arquitetura", finalizou.

Durante a apresentação nesta segunda, representantes da empresa revelaram que o dispositivo de armazenamento de dados é equipado com materiais de mudança de fase de 1 GB fabricados em 45 nm e totalmente integrados com 4 cartões SSD PCIe Gen2.

Apesar do entusiasmo gerado pelo anúncio, a HGST não especificou quando os novos SSDs estarão disponíveis para o mercado consumidor, tampouco quanto eles custarão. Apesar disso, a expectativa é que a companhia despache os primeiros lotes para parceiros comerciais selecionados para que eles o avaliem e sugiram melhorias antes dele chegar oficialmente para nós, consumidores.