Teste: Memórias Kingston HyperX 8 GB 1600 MHz

Memórias Kingston HyperX 8 GB DDR3 1600 MHz Dual Channel Genesis

Kit de memórias Kingston HyperX 8 GB 1600 MHz

O Canaltech teve a oportunidade de testar o kit de memórias Kingston HyperX 8 GB 1600 MHz, modelo voltado para gamers e entusiastas por desempenho para você conferir do que elas são capazes.

Composto de um kit de dois pentes de 4 GB cada um, o kit foi desenvolvido para os usuários que possuem placas-mãe com dois canais de memória.

Modelos de memórias de 1600 MHz ou mais velozes normalmente são vendidas com dissipadores de calor para que funcionem com segurança, já que esquentam bastante, e na imagem abaixo podemos observar que a Kingston utilizou modelos de baixo perfil na HyperX. Isso garante não somente um bom funcionamento a longo prazo, mas também pode ser utilizada juntamente com coolers de CPU mais avantajados.

Etiqueta Memórias Kingston HyperX 8 GB DDR3 1600 MHz Dual Channel Genesis

Etiqueta colada na memória

Para medir o desempenho de memórias RAM são utilizados três parâmetros: tempo de acesso (também conhecido como latência), velocidade de leitura e velocidade de escrita. Em nossos testes utilizamos três programas bastante conhecidos na área de benchmarks: AIDA64 Extreme Edition, MaxxMem² e CPU Tweaker. Confira os resultados!

Configuração da máquina de teste

  • Processador: Intel Core i7 980X (rodando a 4 GHz);
  • Cooler: Havik 140
  • Placa-mãe: Gigabyte GA-X58-UD3R rev.2
  • Memória: Kingston HyperX 8GB DDR3 1600MHz em Dual-Channel;
  • Placa de vídeo: AMD Sapphire 6770
  • Fonte: Casemall Supreme Power 800w

Processador, cooler, placa de vídeo, fonte e gabinete gentilmente cedidos pela Casemall

AIDA64 Extreme Edition

Programa muito conhecido e respeitado quando se trata de inventário de hardware, o AIDA64 não só fornece um relatório detalhado muitas vezes com mais de 50 páginas de todos os componentes do computador, softwares instalados, licenças e outras informações úteis como também realiza testes precisos de benchmark de CPU, memória, discos rígidos e muito mais.

Confira nosso s resultados para as Kingston HyperX 8 GB 1600 MHz:

Resultados AIDA64 Extreme Edition

Como é possível observar, colocamos as memórias para trabalhar a 1720 MHz (860 MHz x 2), cerca de 8% acima de suas especificações de fábrica, o que faz a sua latência passar de 9-9-9-24 para 11-11-11-29. Mesmo com uma temporização maior elas registraram um desempenho excepcional. O AIDA64 registrou 48.3 nanosegundos de tempo de acesso, tempo baixíssimo para essa velocidade de memória. Além disso, a HyperX conseguiu alcançar 9338 MB/s de leitura e 7113 MB/s de escrita, resultado muito bom mesmo quando comparado com outros modelos DDR3 1600 MHz.

MaxxMem²

O MaxxMem² é um programa que não requer instalação e é capaz de calcular o desempenho de memórias RAM com precisão. Basta iniciar o programa e clicar em "Start Benchmark" para ver os resultados.

Como podemos observar, o MaxxMem² registrou uma latência de 54.4 nanosegundos, 9248 MB/s de leitura e 6905 MB/s de escrita, resultados inferiores aos resultados registrados pelo AIDA64, mas é importante observar que o MaxxMem² realiza um teste muito mais exigente e estressante, e ainda assim os resultados foram acima da média, o que nos deixou muito satisfeitos.

CPU Tweaker

Para computadores com controlador de memória integrado, como o utilizado em nossos testes, o CPU Tweaker é capaz de modificar os tempos de latência padrões. Em nossos testes, conseguimos diminuir a temporização da memória de 11-11-11-29 para 11-9-9-24 sem comprometer a estabilidade da máquina e ainda de quebra ganhando uma visível melhora no desempenho geral do sistema (na verdade conseguimos valores ainda mais baixos, mas sem estabilidade). Esse ganho foi de cerca de 10%, o que é uma margem consideravelmente alta para memórias de alto desempenho.

Tuning com o CPU Tweaker

Com os resultados acima é possível obsercar que as memórias Kingston HyperX são bastante recomendadas também para os usuários que gostam de fazer ajustes manuais e configurar cada detalhe do desempenho de seus componentes.

Resultados

Muitos usuários se perguntam porque investir em um modelo de memória mais caro se ele oferece "as mesmas configurações de performance" que os concorrentes, e nos testes acima está a resposta. A série HyperX possui uma arquitetura mais madura e estável, permitindo alcançar clocks mais altos com mais segurança e com uma maior capacidade de ajustes finos.

Embalagem Memórias Kingston HyperX 8 GB DDR3 1600 MHz Dual Channel Genesis
Resultado: Memórias com desempenho muito bom! =)

Mesmo com uma pequena diferença de preço em relação aos outros modelos, a série HyperX da Kinsgton compensa cada centavo, garantindo não só versatilidade nas configurações mas também durabilidade a longo prazo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.