Apple e Samsung fecham acordo para produção de chips A9 de 14nm em 2015

Por Redação | 15.07.2013 às 14:28

Apple e Samsung juntas novamente na produção de processadores? Uma nova reportagem do Korea Economic Daily informa que as duas companhias fecharam um novo acordo de produção de chips de 14 nanômetros da série A, presentes nos aparelhos iOS. A publicação se refere aos chips como sendo "A9", e que sua produção será iniciada em 2015.

A notícia surge poucos dias depois de Apple e Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) terem assinado um contrato para a produção de chips da série A a partir do próximo ano, fazendo com que Maçã se distanciasse ainda mais da Samsung. Informações anteriores revelaram que o contrato com a TSMC é de três anos e voltado para a fabricação tanto da geração A8 como também da A9/A9X.

Com base nas novidades, não se sabe se a Apple tem planos de manter tanto a TSMC como a Samsung na produção do A9 ou se, em sua estratégia de longo prazo, pretende voltar a ter a concorrente como sua principal fornecedora de processadores. Depois de disputas comerciais e nos tribunais, a Apple tinha indicado que estaria interessada em se desvincular da parceria com a Samsung, no entanto, as duas empresas continuam trabalhando juntas em alguns setores.

A troca da parceria com a Samsung pela TSMC quebrou um dos principais laços que ainda reunia as duas concorrentes, mas, ao que tudo indica, a companhia sul-coreana tem sido capaz de trazer a Apple de volta para o seu negócio de processadores móveis. Com parcerias com as duas companhias, a Maçã pode estar interessada em tirar proveito de qualquer uma das empresas que assuma a liderança na produção de novas tecnologias.